Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Promove Evento Memorial Indigena De 21 A 24 De Junho

PROJETO CULTURAL: Jaciara promove evento Memorial Indígena de 21 a 24 de junho

Haverá shows regionais, feira de artesanato e gastronômica, teatro e danças representativas do cotidiano indígena.

Publicado em: 08 de Junho de 2022
Texto: Everaldo Galdino/Ascom
Foto: Jackson Silva/Arte

Com o intuito de fortalecer as expressões culturais das populações indígenas e contribuir para continuidade dinâmica das diferentes identidades étnicas e culturais no município, a Prefeitura de Jaciara, por meio da Diretoria de Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, realizará entre dias 21 e 24 de junho deste ano, a primeira edição do Memorial Indígena.

O evento será promovido em três etapas na cidade, proporcionando uma programação extensa com diversas atividades culturais nesses dias no Museu Histórico de Jaciara, localizado na Rodovia MT 457, onde terá abertura na terça-feira (21.06), às 7h, e finalizará na Praça Tamoios, na sexta-feira (24.04), às 22h, com a apresentação de Shows regionais.

Entre as atividades do projeto, estão na programação, a Feira de Artesanato e Gastronomia,Exposição de Telas e  Oficina de Artesanato Indígena, contação de histórias e biblioteca,  exibição de filmes, exibição de fotos e danças.

Inscrições - Para participar das atividades, na condição comercial, é necessário realizar a inscrição no portal da Prefeitura de Jaciara. Acesse aqui.

Na abertura, que ocorrerá no dia 21, terça-feira, das 7:30 às 11h e 13:30 às 17hs, haverá uma capacitação voltada ao público estudantil,  sobre o tema “Contextualização  Histórica do Povo  Bororo e a Colonização de Jaciara”,  que será ministrada pelo professor Rawi a Werevité, da etnia Xavante, além de uma prévia do livro “Jaciara e sua história: Trajetória de um Povo e seus Desafios,  1945 aos dias atuais”, pela escritora Selma Moura.

Também no mesmo dia, acontecerá um curso de artesanato indígena com artesões locais e uma oficina de artesanato indígena.

Contato - Mais detalhes sobre os preparativos e programação do Memorial Indígena podem ser obtidos no telefone (66) 3461-3008 (Cultura).