Ouvidoria Municipal

Saúde

A Campanha do "Janeiro Branco" vai promover a importância dos cuidados em saúde mental e emocional para a população de Jaciara

CUIDE-SE DE JANEIRO A JANEIRO

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaciara está desenvolvendo a Campanha “Janeiro Branco” com ações que visam trazer a sensibilização sobre a importância dos cuidados em saúde mental e emocional, realizando atividades educativas, com palestras, rodas de conversa e dinâmica de grupo nas unidades básicas de saúde e no CAPS, para a comunidade e nos pólos da Academia de Saúde para os profissionais da rede SUS.

Por que Janeiro Branco?

"Porque no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais." Explica a secretária de saúde Mari Rose Oliveira Silva.

"Neste ano, o objetivo é fazer um pacto pela saúde mental, difundido nas redes sociais, com a hashtag #todocuidadoconta! Com o slogan, psicólogos, profissionais da saúde e cidadãos de todo pais se mobilizam para chamar a atenção de toda a sociedade para as questões e demandas da saúde mental seja na promoção e prevenção do adoecimento emocional." Completou a secretária.

A campanha Janeiro Branco dá visibilidade ampliada à Rede de Atenção Psicossocial, que estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pessoas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos de crack, álcool e outras drogas. Com isso, milhares de pessoas são impactadas e convidadas a pensar sobre saúde mental em suas vidas.

As atividades se iniciam e seguem até o fim do mês. Todas as ações acontecerão atendendo medidas de distanciamento e protocolos de biosegurança. Para ficar por dentro da programação da Campanha "Janeiro Branco" clique aqui.

Publicado em 14/01/2021

Fonte: ASCOM/2021