Prefeitura Municipal de Jaciara 05 de maio, dia Mundial de Higienização das mãos - Prefeitura Municipal de Jaciara

05 de maio, dia Mundial de Higienização das mãos

Jaciara, 02 de maio de 2012

A higienização das mãos é uma medida básica para reduzir a multiplicação de germes causadores de doenças.A simples utilização de água e sabão pode reduzir os micróbios presentes nas mãos e, na maioria das vezes, interromper a cadeia de transmissão de doenças. Este deve ser um procedimento realizado com freqüência por todos, mas, especialmente por profissionais de saúde e por profissionais manipuladores de alimentos. Nos locais com grandes concentrações de pessoas a higienização das mãos também deve ser freqüente, como por exemplo nas escolas e creches.

Esta ação ajuda a evitar a transmissão de doenças como diarréia, gripe, conjuntivite, entre outras tão sérias que podem ocorrer em qualquer época do ano.

Quando lavar as mãos:

• Antes de comer ou manusear os alimentos;
• Após ter utilizado o banheiro;
• Após assoar o nariz, tossir ou espirrar;
• Após tocar em animais ou nos seus dejetos;
• Após manusear resíduos e lixo;
• Após mudar fraldas;
• Antes e após tocar em doentes ou feridas.

Publicado em 02/05/2012

Fonte: Ascom/Jaciara