Você está em: Início / Imprensa / Notícias / PARCERIA Assistencia Social De Jaciara E Agricultura Atendem Mais De 200 Familias Com A Entrega De Verduras E Hortalicas

ASSISTÊNCIA SOCIAL: PARCERIA: Assistência Social de Jaciara e Agricultura atendem mais de 200 famílias com a entrega de verduras e hortaliças

A ção faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos e conta com a parceria da Empaer

Publicado em: 19 de Agosto de 2021
Texto: Ascom
Foto: Ascom

A Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Agricultura e a Empaer, realizou a entrega de mais de 200 kits de alimentos provenientes da agricultura familiar, às famílias mais carentes do município. A doação de legumes e hortaliças, ocorreu na manhã desta quinta-feira (19), no espaço da terceira idade "Conviver" e em diversos bairros.

Segundo a secretária de Assistência Social, as famílias beneficiadas possuem cadastro no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), e se encontram em extrema vulnerabilidade econômica.

"Essa parceria chegou em boa hora. Já atendemos essas famílias com a doação de cestas básicas, porém com a ajuda dos governos federal e estadual, podemos proporcionar uma alimentação com mais qualidade, além de fomentar a agricultura familiar", salientou a gestora.

Para a dona de casa, Fabiana Oliveira Barbosa, moradora do bairro Planalto, a ajuda chegou em boa hora. Ela é acompanhada pelo CRAS e tem recebido apoio desde de que a pandemia afetou o estado.

"Sempre que eu preciso do CRAS eles me ajudam. Só agradecer a Deus em primeiro lugar e depois, todo o carinho e atenção que a Prefeitura tem comigo e com os demais que precisam de ajuda nesse momento tão difícil. Eu, por exemplo, não tinha nada em casa. Ganhei ontem uma cesta básica e hoje o kit de verduras", disse Fabiana.

Os alimentos fazem parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal. Em Jaciara, 12 agricultores fazem parte do projeto que leva à mesa das famílias mais carentes, alimentação saudável e de qualidade. Essa ação em prol dos mais necessitados conta ainda, com o apoio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), que presta auxílio aos produtores rurais da cidade. Saiba mais aqui:

A Empaer foi a responsável por cuidar de todos os trâmites burocráticos para que os agricultores participassem e estivessem aptos para aderir ao programa nacional.

De acordo com a prefeita Andréia Wagner (PSB), a união em prol das famílias mais necessitadas, principalmente nesse período de pandemia, em que milhares de brasileiros perderam seus empregos, é muito importante. Ela destacou o apoio das secretarias municipais e da Empaer e ainda anunciou que a Prefeitura já estuda implantar o PAA municipal, para dar mais suporte às famílias atendidas pelo CRAS e também fortalecer o homem e a mulher do campo, por meio do incentivo à agricultura familiar.

"É uma parceria muito importante. Todos unidos nesse momento de dificuldade financeira que o país atravessa. Aqui em Jaciara atendemos diversos casos, são famílias que perderam seus empregos, ou que já estavam desempregadas e a situação financeira ficou ainda mais apertada. Mas, estamos trabalhando muito e na medida do possível vamos auxiliando quem mais precisa. Em breve, teremos também o PAA municipal para conseguir expandir os atendimentos às famílias e aos agricultores familiares do nosso município", ressaltou Andréia Wagner.

Segundo o secretário de Agricultura de Jaciara, Rodrigo Francisco (Tunicão), "por meio desse programa, conseguimos levar comida aos mais carentes e ainda prestar assistência ao homem e a mulher do campo, já que eles recebem incentivo financeiros para fornecer à Assistência social o que é cultivado por eles", observou.