Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Programa De Aquisicao De Alimentos Beneficia Produtores Rurais De Jaciara

AGRICULTURA: Programa de Aquisição de Alimentos beneficia produtores rurais de Jaciara

Publicado em: 12 de Agosto de 2021
Texto: Ascom
Foto: Ascom

Nesta quinta-feira (12), foi a vez dos pequenos produtores rurais de Jaciara, receberem os cartões de pagamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Eles fazem parte dos cerca de 520 produtores em Mato Grosso, contemplados pelo projeto do Governo Federal, em parceria com o governo do Estado, Empaer e prefeituras municipais.

Em Jaciara, 12 agricultores foram beneficiados com recursos, que conforme o contrato de 12 meses, renderá R$ 80 mil aos produtores do município e uma produção de 12 toneladas em produtos, que deverão ser repassados ao município.

Segundo a prefeita Andreia Wagner (PSB), esse tipo de ação incentiva o homem e a mulher do campo a produzir mais, gera emprego e renda e ainda valoriza os trabalhadores rurais do município. Ela explica, ainda, que o programa vai alcançar às famílias mais carentes.

"Sem dúvida nenhuma, é projeto muito importante para quem depende do que cultiva. São famílias da agricultura familiar que têm a oportunidade de melhorar sua qualidade de vida. Por outro lado, e não menos importante, a gente consegue dar suporte às famílias em vulnerabilidade social", observou a gestora.

A lista de itens a serem adquiridos com recursos do programa  é formada por 89 produtos, que além de frutas, verduras  e legumes, é composta também por carnes de frango e suína, castanha-do-pará, mel, polpa de frutas, etc. Cada agricultor poderá comercializar por ano R$ 6,5 mil em produtos, e os alimentos  servirão para abastecer hospitais públicos, creches, escolas e entidades filantrópicas, como asilos e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Segundo o secretário de Agricultura, Rodrigo Francisco (Tunicão), o objetivo do município, com este programa, é proporcionar mais qualidade de vida para que vive do que produz e ampliar a comercialização dos trabalhadores rurais cadastrados no programa.

"Nosso papel é buscar mecanismos que fomentem a agricultura familiar e nós estamos no caminho certo. Nosso objetivo é melhorar a vida do homem e da mulher do campo. A pandemia afetou a economia e principalmente quem vive na zona rural, então, qualquer programa que venha beneficiar os produtores é muito importante", salientou o secretário.

O agricultor Eudes da Cruz, morador do assentamento 27 de Novembro, vai vender para o programa pela primeira vez. Ele comemora a vantagem de receber o pagamento direto por meio do cartão, que pode ser utilizado para saque ou para compras em débito automático.

“É mais fácil para nós movimentarmos o nosso dinheiro. Além disso, a gente não vai ter que ir atrás para ver se recebe ou não. O dinheiro vai cair direto na conta", disse. Com o valor que receber do programa, o agricultor familiar pretende investir na propriedade.

São parceiros do programa o Banco do Brasil e Empaer.

O programa

O programa tem como objetivo atender famílias em situação de vulnerabilidade social e em estado de insegurança alimentar e nutricional, por meio da distribuição de alimentos adquiridos de agricultores familiares.

O programa também fortalece o setor produtivo local, garantindo o escoamento da produção através da compra a preço justo de fornecedores prioritariamente agrupados em organizações fornecedoras e/ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico.