Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Unemat De Jaciara Participa De Projeto De Extensao Em Comunidade Indigena

ACADÊMICOS DE LETRAS: Unemat de Jaciara participa de projeto de extensão em comunidade índigena

Publicado em: 30 de Maio de 2023
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Unemat

Trinta e sete acadêmicos do curso de letras do Núcleo Pedagógico da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Jaciara, visitaram a comunidade indígena Bororo na Terra Córrego Grande, localizado no município de Santo Antônio de Leverger, no sábado (27.05).   A ação faz parte do projeto de extensão: Desafios da Documentação da Língua Boe Wadáru (Bororo), coordenado pela professora Valéria Faria Cardoso.

“A ação tratou de interagir as  crianças da comunidade indígena com atividades propostas pelo projeto. Para os acadêmicos do curso de Letras, essas ações tornam-se importantes, porque visam atividades de documentação, inovação e preservação linguística  e cultural bororo. Além disso,  pode viabilizar  trabalhos nessa área de línguas indígenas ao buscar ampliar a formação de estudiosos da Linguística, treinados nas técnicas e nos métodos de pesquisa”,  explicou o professor e coordenador do curso de Letras do Núcleo Pedagógico de Jaciara, Ubirajara Martin Coelho.

“É importante a participação dos acadêmicos jaciarenses nesse tipo de atividade externa. Pois eles vão aprender e  conhecer a realidade que vive a comunidades indígena, tendo o acompanhamento dos professores, que estão empenhados cada vez mais  para formarem novos talentos.   Com isso, vão obter conhecimento e evoluir nos seus estudos”, disse a secretária  municipal de Educação, Márcia Cristina Ferreira.

Parceria - A parceria entre a Unemat e a Secretaria Municipal de Educação tem proporcionado para o município  e demais cidades da região do Vale do São Lourenço, o desenvolvimento do ensino superior para a população, como foi firmado o termo de cooperação em 2022. (ver aqui).