Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Prefeita De Jaciara E Unemat Assinam Termo De Cooperacao

ENSINO SUPERIOR: Prefeita de Jaciara e Unemat assinam termo de cooperação

Publicado em: 31 de Março de 2022
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Vitor Fichio

A prefeitura de Jaciara e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), firmaram parceria para retomada da instituição no município que oferecerá 40 vagas para o curso de letras. A cerimônia de assinatura ocorreu no gabinete da prefeita Andreia Wagner (PSB), na última segunda-feira (28).

“A educação é importante e é uma das prioridades da nossa gestão. Vale lembrar que, é um novo acordo da Prefeitura de Jaciara com a Unemat,  pois existe um histórico de tentativas feitas por gestores anteriores, mas que não obtiveram sucesso.  Agora,  firmamos esse convênio que beneficiará a população local para ter acesso  ao ensino público de nível superior”, enfatizou a  gestora, que esteve neste mês em Cuiabá, para mais uma vez tratar do assunto com a equipe técnica da Unemat.

Segundo Andréia Wagner, o acordo com a instituição de ensino superior, posteriormente, poderá ser ampliado, para disponibilizar outros cursos, com a finalidade de atender, também, o público do Vale do São Lourenço, que além de Jaciara, é formado pelos municípios de Dom Aquino, Juscimeira e São Pedro da Cipa.

VESTIBULAR – A Unemat prevê que ainda  este semestre já ocorra o primeiro vestibular para o ingresso de estudantes de ensino médio completo.

“Além de assinar o convênio, viemos conhecer o espaço da escola onde será realizado o curso de Letras, que será financiado com recursos do governo federal”, pontuou o diretor de Política Pedagógica e Financeiro, Sérgio Santos Silva Filho, da Unemat/ Alto Araguaia.

“Esse convênio veio para enaltecer a área de educação. Porque vai proporcionar o curso de Letras. Agora, estaremos preparando a escola para atender os futuros acadêmicos de letras”, disse a secretária municipal de Educação, Márcia  Cristina Ferreira,  no encontro de assinatura do convênio.

“É um momento importante da gestão da prefeita Andréia. Nós como vereadores não poderíamos deixar em estar aqui. Ficamos felizes em participar desse momento. Sabemos a importância da Unemat para a comunidade escolar e também da articulação política do deputado Max Russi, que teve  empenho para que realizasse essa ação, que vai  trazer melhorias ao setor de educação em  Jaciara”,  comentou o  presidente da Câmara de Jaciara, Clóves Pereira (PL).

Também participaram do encontro de assinatura do convênio: o professor Ubirajara Martin Coelho, da Unemat/Alto Araguaia, além dos vereadores Jozias Almeida (PP), vice-presidente do Legislativo Municipal, Galindo (PSB), e   Josualdo Silva (PSB).

NÚCLEO PEDAGÓGICO UNEMAT

Em 2005, a Prefeitura de Jaciara, na gestão do prefeito Max Russi, e os Municípios do Vale do São Lourenço (Dom Aquino, Juscimeira e São Pedro da Cipa  firmaram convênio e  criaram o Núcleo Pedagógico da Unemat, onde foram oferecidos os cursos de História e Geografia. As aulas eram realizadas em um espaço no Centro de Jaciara e depois passaram alguns anos na Escola Estadual Artur Ramos. Teve formatura dos acadêmicos dessas graduações. Mas, após o encerramento do convênio pelos Municipios, determinado por gestores anteriores, o Núcleo foi desativado.