Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Projeto Medida Certa Auxilia Jaciarenses Na Busca De Uma Vida Saudavel

ESPORTE E SAÚDE: Projeto Medida Certa auxilia jaciarenses na busca de uma vida saudável

Publicado em: 25 de Julho de 2017
Texto: CAMILA CABRAL - ASCOM/PMJ
Foto: ASCOM / PMJ

O Governo Municipal de Jaciara por meio da Secretaria de Saúde e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) realiza duas ações que visam melhorias na qualidade de vida da população, o Grupo de Emagrecimento e o Projeto Medida Certa.
O Grupo de Emagrecimento começou a se reunir em maio com 18 pessoas. Muito mais do que perder peso, o objetivo dos projetos é realizar isso de forma saudável. É o que ressalta a coordenadora do NASF, Alice Siqueira. “O objetivo maior é a saúde. Emagrecer diminui a possibilidade das pessoas terem doenças graves como a hipertensão”, frisou a coordenadora.
Desde maio, a cada 15 dias a nutricionista, Paula Eleonora, acompanha os participantes de forma coletiva, com pesagens, palestras educativas sobre reeducação alimentar, autoestima, dentre outros assuntos. Além disso, a ajuda acontece também por meio de um grupo no WhatsApp, onde há troca de informações, experiências e até receitas.
Segundo a nutricionista o grupo apresentou resultados positivos durante os três meses. “Se juntar a turma toda quase 38 quilos foram eliminados. Estou muito satisfeita com o grupo”, destacou Paula.
Ontem, dia 24 de julho, foi o encerramento das atividades do Grupo de Emagrecimento que deverá receber uma nova turma nos próximos meses. Como forma de incentivo para continuar cuidando da saúde, as três participantes que perderam mais peso foram premiadas simbolicamente. Em 1º lugar, Andrelina Pereira, perdeu 8 kg, 2º lugar Maria Dias, - 7,3 kg e em 3º Geny Moíses, - 6,1 kg.
A professora, Valdirlene de Jesus, eliminou 4,4 kg e relatou que gostou de participar do projeto. “Tenho passado a conscientização de uma vida saudável para minha filha que ainda é pequena, ela já entende o que faz bem para saúde e o que não faz”, ressaltou a professora.

Projeto Medida Certa
O projeto tem como finalidade auxiliar na perda de peso, mas também ajudar pessoas que tenham problema com mobilidade, hipertensão, diabetes dentre outras dificuldades.
Nos locais definidos os alunos fazem exercícios com peso do próprio corpo, caminhada, corrida intervalada, polichinelo, agachamento, ou seja, atividades funcionais que estimulam a perda de peso e a definição muscular.
Para se ter uma ideia, na Escola Estadual Modelo Santo Antônio, atualmente, mais de 50 pessoas comparecem para se exercitar. Já na Escola Municipal Magda Ivana, aproximadamente 40 pessoas.
O profissional de Educação Física, Willian Fernando, destacou que as atividades têm contribuído para melhoria de vida das pessoas. “Temos alunos que tinham problema no joelho e agora realizam os exercícios sem dificuldade”, denotou Willian.
Os interessados em ingressar nos projetos devem fazer a inscrição no Posto de Saúde que são cadastrados, munidos de CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira os locais e horários dos Projetos:
Segunda e Quarta: Escola Estadual Modelo Santo Antônio e Praça JK, 18h
Terça e Quinta: Escola Municipal Magda Ivana, 18h