Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Colegio Militar Foi Pauta Da Audiencia Publica Realizada Na Camara Municipal De Vereadores

GABINETE E GOVERNO: Colégio Militar foi pauta da Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Vereadores

Publicado em: 09 de Setembro de 2019
Texto: ASCOM-PMJ
Foto: ASCOM/PMJ

Nesta segunda-feira (9), os jaciarenses participaram de um importante debate na Câmara de Vereadores que discutiu a implantação do Colégio da Polícia Militar (CPM) no município. O projeto foi uma reivindicação vereador Adnan Alli, junto a Secretaria de Educação do Estado.

"Esse assunto começou em meados de 2017, onde tive a oportunidade de estar na Casa Civíl com o deputado Max e naquela ocasião ficou bem assinalada essa vontade. Em 2018, eu voltei com esse pedido e tive o privilégio de falar com o Max e com o deputado Claudinei e os dois se prontificaram em ter uma reunião junto ao Governo do Estado, onde tivemos com toda a bancada dos vereadores", comentou o vereador.

O vereador ainda comentou que Jaciara não pode perder a oportunidade de ter um colégio militar. "Existem os prós e os contras, não vejo que isso é exclusão, acho que quando você tem o direito de poder estudar, você está formando cidadão, você está dando o privilégio para que ele possa ter uma melhor escolha na sua vida", concluiu Adnan.

Durante a audiência, a secretária de Estado de Educação, Marioneide Angelica Kliemaschewsk, comentou sobre o processo para os alunos ingressarem na escola e destacou que isso fará parte da próxima etapa de planejamento da instituição. "Precisamos tomar algumas decisões pontuais, a fim de garantir a inclusão e para que a  equidade seja feita. Com a matrícula por sorteio faz-se um cadastro com todos os interessados e o sorteio dará a todos a mesma possibilidade de acesso, garantindo a questão da inclusão e a isonomia de direitos de participar. Então, a partir desse momento passamos para uma nova etapa que é discutir, exatamente, qual é a demanda da região, para viabilizar o funcionamento e, também, o processo de cadastro para sorteios", esclareceu Marioneide.

A audiência contou com a presença dos deputados estaduais, Claudinei Lopes e Silvio Fávero. "Apoiamos esse projeto desde o início com o prefeito Abdo e com o vereador Adnan. É importante essa audiência pública para a população conversar, dar sua opinião, os que são favoráveis, os que são contra, acho que foi válida essa reunião e acredito que conseguiremos implantar essa escola o mais rápido possível", comentou Claudinei.

"Estou saindo daqui contente com essa audiência, demonstra que a população de Jaciara quer que essa escola venha para cá e eu saio daqui endossando essa escola para que o ano que vem ela já comece a funcionar", disse o deputado Silvio, que é autor da lei nº 10.922, de 12 de julho de 2019, que trata da implantação das escolas militares em Mato Grosso e prevê a criação ou transformação das unidades específicas da rede pública de ensino fundamental e médio do estado.

Para o prefeito Abdo Mohammad o debate foi produtivo e considerou que as tratativas para a implantação da escola em Jaciara estão bem encaminhadas. "Estou muito feliz, ao meu ver será um grande ganho para a nossa sociedade, para a nossa educação como um todo, para as crianças do nosso município, para os jovens, com um pouco mais de disciplina, rigor, uma opção a mais para quem quer seguir uma nova carreira", ressaltou Abdo.

O prédio localizado no bairro Jardim Aeroporto, onde possivelmente será instalado o colégio militar, está em fase final de construção, com cerca de 95% da obra já concluída. A estimativa é que no local sejam atendidos mais de 400 estudantes de toda a região do Vale do São Lourenço.

Clique na Imagem para Ampliar!