Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Faz Adesao Ao PDI Com Objetivo De Melhorar A Eficiencia Administrativa

GABINETE E GOVERNO: Jaciara faz adesão ao PDI com objetivo de melhorar a eficiência administrativa

Publicado em: 07 de Fevereiro de 2014
Texto: Márcio Fidelis/Ascom Jaciara

Com o desafio de buscar ferramentas para a melhoria da gestão com o foco em resultados, prefeitos de dez municípios de Mato Grosso aderiram na quinta-feira (07.02) ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do Tribunal de Contas de Mato Grosso, entre eles chefe do executivo jaciarense Ademir Gaspar de Lima acompanhado da sua equipe de secretariado.

O prefeito Ademir Gaspar, ressalta a importância da adesão ao PDI para a melhoria da gestão pública, principalmente quanto a transparência nas informações e a participação da população nas iniciativas da administração municipal. “O PDI será uma ferramenta eficaz para ajudar no desenvolvimento de Jaciara”, relata.

O PDI foi criado em 2012 e implementado nos 20 maiores municípios de Mato Grosso conforme critérios de receita e população. Entre 2014 e 2015 estará sendo desenvolvido em mais 20 municípios, seguindo os mesmos critérios. Neste ano, o cronograma do PDI contempla além de Jaciara, os municípios de Diamantino, Alto Araguaia, Itiquira, Santo Antônio de Leverger, Alto Paraguai, Sapezal, água Boa, Poxoréo e Juscimeira.

Para a secretária de Planejamento e coordenadora do PDI em Jaciara, Mônica Camolezi, quem ganhará come esta adesão é a população, a qual proporcionará melhoria na qualidade dos serviços que o poder público presta ao cidadão.

Por meio da transferência de tecnologias e conhecimentos, o programa busca orientar os gestores a respeito da efetividade das políticas públicas que tem como base a aplicação correta dos recursos públicos. Estes 10 municípios participantes apresentam uma população de 177 mil habitantes, o que correspondem a 5,6% da população do Estado e que somam R$ 505 bilhões anuais em arrecadação.

O programa e sua metodologia foram apresentados pela coordenadora do PDI, Cassyra Vuolo, que ressaltou a importância do Planejamento Estratégico para a eficiência de gestão. "O PDI promove a transferência de conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão com critérios claros para serem implementados, por meio de cinco projetos integrados que preveem o diálogo e a interlocução entre diferentes modelos de gestão'', disse.

Segundo o presidente Waldir Júlio Teis, o PDI já é um programa reconhecido internacionalmente e poderá ser adotado como modelo de gestão em todo o país. Lembrou que recentemente o conselheiro José Carlos Novelli foi homenageado pelo Parlamento Italiano e recebeu o diploma "Eccellenza Legale", devido a implementação do PDI no TCE-MT."Vamos começar uma mudança significativa na gestão pública de Mato Grosso. O foco será auxiliar os prefeitos no planejamento de longo prazo, e esperamos o comprometimento completo dos municípios, envolvendo todas as esferas de poder e a sociedade'', destacou.