Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Curso Sobre Saude Do Solo Motiva Pequenos Produtores Da Comunidade 27 De Novembro

INCENTIVO: Curso sobre Saúde do Solo motiva pequenos produtores da comunidade 27 de Novembro

Capacitação técnica contou com a parceria da Empaer; curso foi ministrado pelo engenheiro agrônomo, Oliver Blanco, especialista em agricultura ecológica e orgânica.



Publicado em: 03 de Novembro de 2022
Texto: Joelma Pontes/Ascom
Foto: Guilherme Rocha /Ascom

A Prefeitura Municipal de Jaciara, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Empaer, realizou curso sobre a “Saúde do Solo”, aos pequenos produtores rurais da comunidade 27 de Novembro, visando à capacidade de produzir plantas saudáveis e que expressem todo o seu potencial  genético, isto é, plantas produtivas e longe de doenças.

E, quem acompanhou de perto o encerramento dessa capacitação, foi a prefeita Andréia Wagner. A gestora ressalta que, o produtor que espera por bons resultados, não pode negligenciar a saúde do solo.

“Ter um solo saudável é um passo muito importante para que a lavoura dê bons resultados  e consiga produzir  o esperado. A grande diferença é que, a partir de agora, esse cuidado com a terra será feito de maneira simples, orgânica e com o custo praticamente zero, considerando as técnicas repassadas nesses três dias intensivos de capacitação”, enfatizou Andréia Wagner.

O curso, realizado nos dias 26, 27 e 28 de outubro, foi ministrado pelo engenheiro agrônomo, Oliver Blanco, que possui vasta experiência em agricultura ecológica. Ou seja, que lida com processos naturais, cuidando não apenas da vida vegetal e animal, mas do solo e seus benefícios, ciclagem de nutrientes, uso da água,  controle biológico  de pragas, e demais cuidados que o solo requer, de forma natural.

“O intuito desse curso é fazer com que os produtores tenham autonomia e organização. Nós aplicamos uma técnica para analisar a vida do solo. Uma técnica simples surgiu na Alemanha e que já existe há cem anos. Neste caso, o solo será identificado e a partir de então serão feitas as intervenções necessárias, utilizando ferramentas da agricultura orgânica, agro ecológica e assim trabalhar com elementos simples a exemplo das cinzas, pó de rocha, carvão e coleta de  microorganismo para que possa reproduzi-lo e devolver ao solo”, destacou o especialista.

Ainda segundo Oliver, a partir da evolução do solo já tratado com base na técnica aplicada, haverá um aumento considerável na auto estima do produtor e consequentemente, uma melhora na qualidade dos alimentos. “Porque esse agricultor vai cuidar melhor do solo. Com isso, aumenta o biopoder desses produtores com relação à produção de alimentos”, destacou o especialista.

E quem aprovou o curso e saiu bastante otimista, foi o agricultor Mauro Pires dos Santos, ele que trabalha com hortaliça e garantiu que vai colocar em prática a técnica aplicada durante as aulas práticas, ministradas na comunidade.

“Curso muito importante e que eu desconhecia. A partir de agora, inclusive, vou economizar muito, pois a técnica repassada nos permite a produzir as nossas próprias defesas de solo, utilizando produtos que vêm da natureza mesmo, como carvão. Vamos criar os produtos para tratar nosso solo, utilizando a própria matéria orgânica. Mais economia pro nosso bolso e mais vantagens, já que teremos alimentos mais saudáveis e com mais nutrientes para comercializa”, observou o produtor rural.


Últimas Notícias