Fale conosco

(66) 3461-7900

Ouvidoria Municipal

(66) 3461-7900


Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Curso Sobre Saude Do Solo Motiva Pequenos Produtores Da Comunidade 27 De Novembro

Cultura


INCENTIVO
Curso sobre Saúde do Solo motiva pequenos produtores da comunidade 27 de Novembro

Capacitação técnica contou com a parceria da Empaer; curso foi ministrado pelo engenheiro agrônomo, Oliver Blanco, especialista em agricultura ecológica e orgânica.

A Prefeitura Municipal de Jaciara, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Empaer, realizou curso sobre a “Saúde do Solo”, aos pequenos produtores rurais da comunidade 27 de Novembro, visando à capacidade de produzir plantas saudáveis e que expressem todo o seu potencial  genético, isto é, plantas produtivas e longe de doenças.

E, quem acompanhou de perto o encerramento dessa capacitação, foi a prefeita Andréia Wagner. A gestora ressalta que, o produtor que espera por bons resultados, não pode negligenciar a saúde do solo.

“Ter um solo saudável é um passo muito importante para que a lavoura dê bons resultados  e consiga produzir  o esperado. A grande diferença é que, a partir de agora, esse cuidado com a terra será feito de maneira simples, orgânica e com o custo praticamente zero, considerando as técnicas repassadas nesses três dias intensivos de capacitação”, enfatizou Andréia Wagner.

O curso, realizado nos dias 26, 27 e 28 de outubro, foi ministrado pelo engenheiro agrônomo, Oliver Blanco, que possui vasta experiência em agricultura ecológica. Ou seja, que lida com processos naturais, cuidando não apenas da vida vegetal e animal, mas do solo e seus benefícios, ciclagem de nutrientes, uso da água,  controle biológico  de pragas, e demais cuidados que o solo requer, de forma natural.

“O intuito desse curso é fazer com que os produtores tenham autonomia e organização. Nós aplicamos uma técnica para analisar a vida do solo. Uma técnica simples surgiu na Alemanha e que já existe há cem anos. Neste caso, o solo será identificado e a partir de então serão feitas as intervenções necessárias, utilizando ferramentas da agricultura orgânica, agro ecológica e assim trabalhar com elementos simples a exemplo das cinzas, pó de rocha, carvão e coleta de  microorganismo para que possa reproduzi-lo e devolver ao solo”, destacou o especialista.

Ainda segundo Oliver, a partir da evolução do solo já tratado com base na técnica aplicada, haverá um aumento considerável na auto estima do produtor e consequentemente, uma melhora na qualidade dos alimentos. “Porque esse agricultor vai cuidar melhor do solo. Com isso, aumenta o biopoder desses produtores com relação à produção de alimentos”, destacou o especialista.

E quem aprovou o curso e saiu bastante otimista, foi o agricultor Mauro Pires dos Santos, ele que trabalha com hortaliça e garantiu que vai colocar em prática a técnica aplicada durante as aulas práticas, ministradas na comunidade.

“Curso muito importante e que eu desconhecia. A partir de agora, inclusive, vou economizar muito, pois a técnica repassada nos permite a produzir as nossas próprias defesas de solo, utilizando produtos que vêm da natureza mesmo, como carvão. Vamos criar os produtos para tratar nosso solo, utilizando a própria matéria orgânica. Mais economia pro nosso bolso e mais vantagens, já que teremos alimentos mais saudáveis e com mais nutrientes para comercializa”, observou o produtor rural.

Publicado em 03/11/2022

Fonte: Joelma Pontes/Ascom



Últimas Notícias

2022 © Prefeitura Municipal de Jaciara - Mato Grosso - CEP: 78820-000