Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Cultura Promove Acoes Voltadas Ao Aniversario De Jaciara

CALENDÁRIO: Cultura promove ações voltadas ao aniversário de Jaciara

A Prefeitura de Jaciara organiza, ainda, no dia 27 de Outubro, às 19 horas, o projeto “Avenida dos Sabores”, com atrações gastronômicas e culturais, na Avenida Coroados.

Publicado em: 13 de Outubro de 2022
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Guilherme Rocha /Ascom

A Diretoria de Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, iniciou desde a sexta-feira (07.10), uma série de espetáculos ao público jaciarense no Centro de Eventos Jovelina Maria de Almeida, para comemorar o mês de aniversário de Jaciara, que completa 64 anos de fundação no dia 21 outubro, além do Dia da Criança, comemorado nesta semana.

Entre as ações, o Festival de Canção Estudantil 2022, no dia 14 de outubro, sexta-feira, a partir das 19 horas, que conta com o apoio da cooperativa Sicredi Vale do Serrado e Instituto Xavier, no Centro de Eventos.  A entrada é gratuita. Haverá prêmios em dinheiro e troféus aos candidatos classificados.

Haverá, também, a reestréia do espetáculo, sucesso de público, “Altar da Lua” que, conta a história da emancipação política e social do município de Jaciara, cercada de belezas naturais exuberantes e hoje conta com uma população de aproximadamente 27 mil habitantes, sendo conhecida a cidade dos esportes radicais.

“Até a década de 50, a cidade não tinha nome oficial, embora chamada de “Cipa”. Durante um concurso, foi nomeada Jaciara, inspirada na lenda índia tupi guarani, que significa “Altar da Lua”, explicou o diretor de Cultura de Jaciara, Vinicius Moura, diretor responsável pela peça no Centro de Eventos, nos dias 20 e 28 de outubro, às 20 horas, que será aberta ao público nos dias  24 e 25 (nos períodos matutino e vespertino), reservada à comunidade escolar.

Os Saltimbancos - A apresentação que teve estréia no dia 7 de outubro no Centro de Eventos e reexibição no dia 10, segunda-feira, é de autoria dos irmãos Grimm, conta a história  da união de um grupo de animais contra a exploração  realizadas pelos seus patrões.  O elenco é formado por 30 alunos das escolas da rede municipal de ensino e da Cia de Artes do município, coordenada pelas professoras Sara Martins e Roseny Lima. ambas, prepararam os estudantes ao musical, desde julho deste ano.

“O musical traz uma mensagem pra nós e para as crianças “Juntos, seremos mais fortes”, de forma lúdica que compreendem a história com grande  facilidade  e podem  ensinar  com  valores  importantes  como: solidariedade, justiça, respeito, diversidade e união”, explicou a coordenadora.

“A Educação e Cultura iniciou a semana com muito sucesso, com o espetáculo Os Saltimbancos. Fizemos várias ações com muita alegria para antecipar as comemorações sobre o Dia das Crianças, que ocorre nesta quarta-feira.  Também, até o final do mês de outubro teremos muito mais peças voltadas às crianças e jovens. Teremos muitas surpresas”, disse a secretária municipal de Educação, Márcia Cristina Ferreira.

Participaram do primeiro espetáculo, alunos das escolas Amélia Freire, Maria Vilany Delmondes, UMEI Tia Vidi,  Santa Rosa, Zulmira e Magda Ivana.

Avenida dos Sabores – A Prefeitura de Jaciara organiza, ainda, no dia 27 de Outubro, às 19 horas, o projeto “Avenida dos Sabores”, com atrações gastronômicas e culturais, na Avenida Coroados, localizada na região central do município. Música ao vivo, pelas vozes de artistas locais, confirmados.