Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Coordenadora Da Padaria Municipal Abre A Semana De Homenagens As Mulheres De Jaciara

DIA DA MULHER: Coordenadora da Padaria Municipal abre a semana de homenagens às mulheres de Jaciara

"As mulheres avançaram no trabalho, são mais dedicadas e batalhadoras", diz Dona Cida

Publicado em: 08 de Março de 2022
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Mário Márcio

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (8), o site da Prefeitura de Jaciara (www.jaciara.mt.gov.br) divulgará uma série de entrevistas esta semana com mulheres jaciarenses, que inspiram e atuam em diversos setores da Administração e contribuem com desenvolvimento do município.

Hoje, a entrevistada é a coordenadora da Padaria Municipal, setor da Cozinha Única ligado à Secretaria Municipal de Educação, Francisca Aparecida Morais, 61 anos, a Dona “Cida”, que trabalha há 20 anos no departamento e contou sobre o serviço que faz, a trajetória, família e opinou sobre a representatividade  da mulher na sociedade.

Natural do estado de Minas Gerais e filha de natalenses, Cida se profissionalizou como padeira, mora no bairro São Sebastião de Jaciara, casada, tem três filhos e três netos, inclusive, uma das suas netas estuda medicina em Bueno Aires, na Argentina. Atuou como coordenadora geral da Cozinha Única em outras gestões anteriores e em 2021, assumiu a  coordenação do setor da Padaria Municipal.

“Aqui temos uma equipe unida. As servidoras que trabalham aqui me ajudam muito. Mas quem põe a mão na massa aqui sou eu. Gosto de trabalhar, amo tudo que faço. Valorizo a confiança que a equipe depositou em mim para essa oportunidade”, destacou a coordenadora da padaria da Cozinha Ùnica, ao dizer sobre a dedicação da equipe de trabalho e que se sente “inspirada” no ambiente público.

“Às vezes, na emergência, ficamos de plantão para atender o público do setor. Pois estou num cargo de gerência e quando precisa temos essa responsabilidade”, completou.

Cida ainda disse que tem experiência em serviços de buffet na cidade,  e  teve  alguns momentos que precisou completar a renda para ajudar o sustento da família.

“Antes de ser nomeada como coordenadora e iniciar a pandemia da Covid-19, trabalhei em um buffet,  voltado  para festas de aniversário, casamento, formaturas e outros.  Já cozinhei para mais de quinhentas pessoas. Hoje,  é outra realidade,  porque temos que cuidar  da saúde, em razão da idade”, explicou.

Sobre as atividades de padeira na Cozinha Única, como confeccionar pães, bolos, salgados e preparar pratos à alimentação escolar, ela disse que aprendeu com as experiências vividas com familiares e pessoas com quem trabalhou.   “De tudo um pouco que fiz até hoje, nunca precisei de fazer um curso específico de formação superior, mas para atuar na cozinha realizei alguns cursos  para contagem de pontos para a  avaliação no processo seletivo da secretaria de educação. O conhecimento fui ganhando aos poucos, aprendendo com as pessoas, pegando receitas do pão, por exemplo, praticando a fazer”, relatou, ao dizer que tem o  ensino médio completo.

O dom de cozinhar e empreender a atividade que executa é acompanhada por um dos seus filhos.

“O meu filho Gilberto, o mais velho, inclusive, é serralheiro profissional e cuida de uma lanchonete.  Lá,  eu faço salgados para ele vender”, complementou.

REPRESENTAÇÃO FEMININA e DESAFIO - Questionada sobre a representação da mulher na sociedade, opinou:

“É um desafio grande em ambas as partes. As mulheres avançaram no trabalho, são mais dedicadas e batalhadoras. Eu vejo que os espaços se ampliaram para as mulheres nos dias de hoje, principalmente no poder público. Aqui, temos a prefeita Andréia, que foi secretária de Assistência Social e fez  um bom trabalho, a qual foi reconhecida pela população, representando  as mulheres da nossa cidade e que nos inspira. Além disso,  tem outras lideranças, como a secretária de Educação, Márcia, que faz um trabalho excepcional no município. Também, a gente vê  mulheres que atuam no setor de obras, e muitas outras. Sem dúvida, elas motivam outras mulheres”, concluiu.