Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Secretaria De Educacao Realiza Avaliacao Municipal Para Melhoria Da Qualidade De Ensino

CULTURA: Secretaria de Educação realiza Avaliação Municipal para melhoria da qualidade de ensino

Exame avalia a aprendizagem de estudantes da rede municipal de ensino de Jaciara

Publicado em: 29 de Setembro de 2021
Texto: Ascom
Foto: Ascom

A Secretaria Municipal de Educação de Jaciara (SME), realiza nesta quarta (29) e quinta-feira (30), a Avaliação Municipal do Ensino Fundamental (AMEF). O Exame é aplicado para 400 alunos, divididos entre as turmas do 2º, 5º e 9º ano das escolas Profª Maria Villany Delmondes, Magda Ivana, Santa Rosa e Amélia Freire, todas da rede municipal de ensino.

Segundo a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental da SME, Valdinéia Carvalho, o objetivo do exame é avaliar o conhecimento dos alunos e também da classe, como forma de melhorar o nível de ensino.

"A avaliação é importante, pois é feito um diagnóstico da rede e da aprendizagem do aluno e, através disso conseguimos fazer as intervenções necessárias para contribuir com a qualidade dos nossos conteúdos aplicados em salas de aula", ressaltou a coordenadora.

A SME disponibilizou 20 itens de leitura, 10 itens de escrita e 20 itens de matemática. Cada envelope entregue aos alunos contém um cartão de resposta e avaliações de português e matemática.

Vale ressaltar que, os resultados das provas irão ajudar as escolas e a SME traçar metas para melhorias da qualidade de ensino.

O exame é aplicado duas vezes no ano, porém, devido a pandemia e as aulas terem sido por meio de plataforma digital até agosto deste ano, se limitou a uma única avaliação em 2021.