Fale conosco

(66) 3461-7900

Ouvidoria Municipal

(66) 3461-7900


Cultura


Música Popular Brasileira é tema da 3ª edição do Festival Anual da Canção Estudantil

O Governo Municipal por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer promove no dia 30 de novembro, quinta-feira, a 3ª edição do Festival Anual da Canção Estudantil, às 19h, no Centro de Eventos.

Este ano o ritmo escolhido para embalar a noite do festival foi a MPB (Música Popular Brasileira). Ao todo, 18 estudantes das escolas estaduais, municipais e particulares de Jaciara farão apresentações seguindo o gênero proposto.

Sendo nove participantes da categoria teen, que concorrerão ao 1º lugar, com mil reais, 2º lugar, com 500 reais em vale compras e o 3º lugar, com 300 reais. Outra categoria é a kids, com mais nove participantes. Vale lembrar que, este ano as crianças não irão competir, mas receberão troféus de participação.

De acordo com a secretária adjunta de Cultura, Ana Paula Bueno, houve uma parceria com as escolas. “Os professores de linguagens e artes estudaram com os alunos sobre o gênero MPB como uma forma de apresentar a cultura brasileira para eles, além de sensibilizá-los sobre a escolha da música”, revelou.

Ainda segundo a secretária, “a intenção é estimular esses alunos a compreender o momento cultural em que eles estão inseridos dentro da música, despertar neles uma leitura crítica daquilo que eles estão cantando e de forma geral contribuir com o ensino e bagagem cultural deles”, completou.

Contexto Histórico

A MPB (Música Popular Brasileira) surgiu a partir de 1966, entretanto, a música brasileira existe muito antes da colonização do Brasil, quando os índios, únicos habitantes do Brasil até então, realizavam as melodias cantando e dançando em festas e rituais, com flautas, chocalhos etc.

Um dos primeiros registros da música na história do Brasil aconteceu na época em que os jesuítas portugueses chegaram as missões de evangelizações (no século XVI), e começaram a introduzir a música européia nos índios, apresentando seus instrumentos musicais.  Após a vinda dos portugueses, os escravos africanos chegaram ao país trazendo as batidas e os ritmos típicos dos negros, o que contribuiu e muito para o desenvolvimento musical no Brasil.

Ao longo dos anos, a música brasileira passou por diversas fases, tendo seu começo no lundu, uma dança de origem afro-brasileira, passando pela modinha e maxixe, ambos derivados do lundu, pelo choro da Chiquinha Gonzaga, pelo samba contagiante da Carmen Miranda, pela bossa nova do Tom Jobim, pela Jovem Guarda do Roberto Carlos e chegando, enfim, às musicas que conhecemos hoje, com diferentes ritmos musicais e batidas para todos os gostos.

Fonte: Instituto Tecnológico Diocesano Santo Amaro

Publicado em 29/11/2017

Fonte: CAMILA CABRAL/ ASCOM- PMJ



Últimas Notícias

2021 © Prefeitura Municipal de Jaciara - Mato Grosso - CEP: 78820-000