Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Prefeitura Faz Campanha Em Prol Do Setembro Amarelo

CONSCIENTIZAÇÃO : Prefeitura faz campanha em prol do Setembro Amarelo

Publicado em: 19 de Setembro de 2017
Texto: CLINTON DAVISSON- ASCOM/PMJ

A Prefeitura Municipal de Jaciara, através da Secretaria Adjunta de Cultura, Departamento de Trânsito e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), realizará nesta quinta-feira, 21 de setembro, atividade relativa ao movimento Setembro Amarelo. A ação visa a prevenção do suicídio e é realizada no Brasil em todo o território nacional desde 2014 através do CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

A ação acontecerá  a partir das 16h em frente à Prefeitura. Voluntários distribuirão panfletos de conscientização e haverá músicas que falam da vida. De acordo com a secretária adjunta de Cultura, Ana Paula Bueno, o suicídio é um problema crônico que só pode ser combatido com a prevenção através do diálogo, do afeto e da conscientização da sociedade. “Segundo o relatório da OMS, o Brasil é o oitavo país com mais suicídios. A Índia está em primeiro lugar com 258 mil casos. E por isso nós precisamos fazer a nossa parte e trabalhar essa prevenção”, afirmou.

O primeiro relatório sobre prevenção ao suicídio da OMS (Organização Mundial da Saúde), alerta que mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida por ano no mundo. Isso representa uma morte a cada 40 segundos. Ao contrário do que costumava divulgar, cerca de 75% dos casos ocorrem em países de rendas média e baixa como o Brasil.

Para ajudar na prevenção contra esse problema, criou-se o movimento do Setembro Amarelo, que tem a duração de 30 dias e foi escolhido para acontecer no nono mês do ano, pois o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

A OMS defende que é possível prevenir suicídios e, para isso, é importante a adoção de uma abordagem multisetorial abrangente. Ainda segundo a agência muitos países não têm uma estratégia nacional de prevenção destes casos.