Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Autoridades E Blocos Definem Regras Para O Melhor Carnaval De Rua Da Regiao Sul De Mato Grosso

#JACIFOLIA2016: Autoridades e blocos definem regras para o melhor carnaval de rua da região Sul de Mato Grosso

Publicado em: 27 de Janeiro de 2016
Texto: Márcio Fidélis/ Assessoria de Imprensa
Foto: Roberto Júnior

A equipe de organização do Jaci Folia 2016, representantes dos blocos, Vara da Infância e Juventude, Ministério Público, Polícia Militar, Conselho Tutelar e Corpo de Bombeiros, realizaram na segunda-feira reunião para definir algumas regras para a realização do carnaval 2016 no município de Jaciara.

De acordo com o prefeito Ademir Gaspar de Lima, o carnaval em Jaciara tem sido uma boa referência no estado na questão do carnaval de rua. E mesmo com esse momento econômico que não está bom para ninguém no qual diversas prefeituras estão optando por não realizar esta festa tradicional do povo brasileiro.  Mas em Jaciara tem toda uma estrutura que merece atenção como hotéis, balneários, operadoras de esporte de aventura, dentre outros seguimentos que são beneficiados com o turismo.

“Aqui em Jaciara não tem como comparar com outros municípios como Sorriso, Campo Verde, dentre outros e dizendo que não vamos fazer. Nós temos um potencial turístico muito grande. Estamos trabalhando para que Jaciara tenha mais uma fonte econômica no turismo. Com os eventos trazemos as pessoas de fora, as quais conhecem nossa cidade e saem fazendo propagando que a gente não gasta um centavo”, ressalta Ademir.

Para o prefeito, pelo fato de muitos municípios não realizar o carnaval aumenta ainda mais a responsabilidade de fazer o carnaval, no qual desta edição serão investidos apenas a metade comparando com anos anteriores e com a redução de um dia, mas com a mesma qualidade, diversão e segurança para os foliões.

Com a finalidade de preservar a integridade física e psicológica, segundo o Juiz titular da Vara da Infância e Juventude, Valter Fabrício Simioni, para as normas do carnaval 2016 onde envolverá crianças e adolescentes foi baixada a portaria nº 01/2016, que determina princípios e regras gerais, de acordo com o artigo 149 da lei nº 8.069/90 do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Adolescentes com menos de 14 anos, mesmo acompanhados de pais ou responsáveis, não poderão participar das quatro noites de carnaval, apenas da matine que será realizado no domingo (07). E os adolescentes maiores de 14 anos poderão participar desde que estejam acompanhados dos pais , do responsável legal ou de um acompanhante  com autorização do pais registrada em cartório”, explica o Juiz .

A Prefeitura de Jaciara informa que já está disponível para download o documento que permite a entrada de menores, com idade ente 14 e 18 anos, no Carnaval “JaciFolia-2016.

O documento deve ser acessado no link: http://www.jaciara.mt.gov.br/arquivos/anexos/03022016123509.doc.

O mesmo deve ser impresso, devidamente preenchido e assinado e é recomendável que se reconheça firma em cartório. A autorização é obrigatória e deve ser apresentada na entrada de acesso ao evento, durante as 04 noites de carnaval.

*Regulamento de acordo com a portaria nº: 001/2016/GAB/2ª Vara juiza da Infância e Juventude da Comarca de Jaciara.