Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Mobiliza Populacao Para Receber Agentes Do IBGE

CENSO DEMOGRÁFICO 2022: Jaciara mobiliza população para receber agentes do IBGE

Instituto prevê encerrar o trabalho até 30 de dezembro no município.

Publicado em: 08 de Dezembro de 2022
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Mário Márcio

A prefeita de Jaciara, Andréia Wagner (PSB), uma equipe de agentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e vários servidores municipais da Saúde, participaram de uma reunião na tarde de quarta-feira (07.12), para tratar sobre o Censo Demográfico 2022, pesquisa pela instituição federal no município. O encontro ocorreu no Anfiteatro “Jonas Pinheiros”, localizado no Centro.

“Vamos unir forças e mobilizar os servidores da Saúde para contribuir com o Censo 2022, de uma forma conjunta com a equipe do IBGE,  que  vem fazendo um trabalho importante na nossa cidade.  Vale lembrar que, o instituto realiza um levantamento de dados socioeconômicos com famílias em todo país e a coleta de informações tem a função de atualizar o município”, disse a prefeita Andréia, durante  encontro, que  teve o objetivo de buscar alternativas para fortalecer a atividade do órgão público federal, que prevê encerrar o trabalho até 30 de dezembro  deste ano, na cidade.

“É importante que a população jaciarense receba os servidores do IBGE para que possam coletar os dados necessários. Contudo, o município beneficiará de  implementação de políticas públicas do governo federal”, completou a gestora municipal.

“Aqui em Jaciara, não tem tanta recusa para as entrevistas como outros municípios. Mas, deparamos com algumas dificuldades. Estamos reabrindo alguns setores para buscar informações nos domicílios que ainda não responderam o questionário. Então, pedimos o apoio da população para receber os nossos recenseadores (agentes censitários) para realizar o trabalho. Porque é importante ao município”, pontuou a coordenadora do IBGE em Jaciara, Viviam Amorim, ao destacar que toda equipe de trabalho é identificada com o uso de uniforme e crachá.

Segundo o IBGE, 85% do levantamento já foi realizado em Jaciara, mas é necessário finalizar tanto na zona urbana quanto na zona rural. Há 11 recenseadores trabalhando na cidade, como Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS).

“O Censo Demográfico produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. Além disso, uma sociedade que conhece a si mesma pode executar, com eficácia, ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro”, finalizou a coordenadora.