Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Apaixonado Pelo Servico Publico Secretario Fala Da Necessidade De Servir A Populacao

ENTREVISTA: Apaixonado pelo serviço público, secretário fala da necessidade de servir a população

Publicado em: 28 de Outubro de 2022
Texto: Everaldo Galdino/Ascom
Foto: Ascom

Continuando a série de homenageados do serviço público municipal, alusiva ao Dia do Servidor Público, comemorado nesta sexta-feira (28.10) em todo país, entrevistamos o secretário municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Leomar de Souza, o popular “Mazinho”, que há 29 anos atua no setor público de Jaciara.

Segue a entrevista.

Por que escolheu o serviço público para trabalhar?

Mazinho - Meu pai já era servidor público municipal. Eu tinha 14 anos de idade, quando meu pai me levou para trabalhar no setor que ele atuava na Secretaria Municipal de Obras. Daí pra frente fui pegando gosto no que fazia, após 15 anos de serviço público como contratado, período que trabalhei exercendo várias funções, entre elas, o de auxiliar de serviços gerais, fiz um concurso público ao cargo encarregado de transporte. Assumi o cargo. Então, veio a estabilidade. Peguei o amor pelo trabalho, que é servir as pessoas do nosso município, que necessitavam do serviço. Comecei a trabalhar na gestão do então prefeito Márcio Cassiano (in memorian). Este ano completei 29 anos de serviço público, destes 14 já como funcionário efetivo.

É o primeiro cargo que assume?

Mazinho - Não, o primeiro cargo foi de auxiliar de serviços gerais, depois motorista, auxiliar de mecânico, almoxarife, oficial administrativo e coordenador de frota. Na verdade, fiz um pouquinho de tudo, referente aos serviços da secretaria  municipal de Infraestrutura, até realizar o concurso público para a vaga de encarregado de transporte, em 2008, quando assumi o cargo efetivo. Fui secretário municipal de Infraestrutura nas gestões dos ex-prefeitos, Max Russi, Ademir Gaspar de Lima. Hoje, sou secretário municipal de Infraestrutura e Urbanismo, na administração da prefeita Andréia Wagner.

Fale sobre sua profissão, formação e experiências?

Mazinho - O meu cargo de concurso é encarregado de transportes.  Sou apaixonado por essa função. Cuidar, zelar, organizar a frota do nosso município, ou seja, o patrimônio da nossa população. Eu passei esses anos envolvido nesse setor. Então eu gosto de executar as minhas atribuições de gerenciamento da frota municipal. Sobre minha formação, sou bacharel em ciências contábeis, devido a todo esse período de trabalho, tenho grande experiência nos trabalhos relacionados à infraestrutura da nossa cidade.

O que mais gosta de fazer quando não está trabalhando?

Mazinho - Eu gosto de estar com a minha família, minha esposa Sandra e meus filhos Pedro e Francisco, além da minha mãe, meu irmão César e sua família.

Se não fosse servidor público, o que seria?

Mazinho - Eu não me vejo fazendo outra coisa. Sou apaixonado pelo que faço, gosto de servir as pessoas, prestar um bom trabalho à sociedade, gosto de trabalhar e conseguir atender a necessidade das pessoas que necessitam do serviço público.

Como você avalia o tempo de trabalho?

Mazinho - É fundamental para minha vida profissional e familiar. Hoje, agradeço  muito ao meu pai por ter me colocado bem cedo para trabalhar e ter me acompanhado juntos por mais de 25 anos. Sempre me apoiando, incentivando, ensinando. Faço o que eu gosto, com conhecimento, que é muito importante nos dias de hoje. Ter uma estabilidade no serviço público.

Conciliar trabalho, estudo, família, e outras atividades, é possível?

Mazinho - Sim, com certeza! Nesse período enquanto servidor público, fiz minha faculdade, em seguida, me casei. Eu e minha esposa tivemos dois filhos. Gosto muito de praticar futebol. Se tudo for planejado e organizado, tudo acaba dando certo.

Cite um autor e uma obra que tem preferência?

Mazinho - Servidor Público, de Machado de Assis.

Tem alguma personalidade no serviço público municipal como referência que pode citar? Se for sim, quem?

Mazinho - Sim tenho, meu pai Francisco Rodrigues Freire , “Seu Chico da Patrola”, responsável que me trouxe paro serviço público, juntos ao longo de 25 anos. Ele foi meu professor em tudo. Como um servidor público deve exercer suas funções; ser companheiro de trabalho, responsável, técnico, respeitoso, dedicado e comprometido com a necessidade das pessoas que precisam do serviço público. Meu pai foi meu chefe, meu colega de trabalho, meu amigo, meu patroleiro/operador preferido. Eu me espelhava em tudo que ele fazia. Tinha um amor tão grande na profissão dele. Amava atender as pessoas, era atencioso e um excelente profissional. Hoje, continuo trabalhando na secretaria de Infraestrutura, servindo as pessoas, usando os ensinamentos dele, procurando fazer o meu melhor pela gestão atual e pela necessidade da população.

Qual a mensagem que deixa ao servidor público?

Mazinho - Responsabilidade, determinação, eficiência e zelo, pois todos esses

adjetivos fazem parte da vida. Meu  abraço ao serviço público. Isso me fortalece todos os dias, durante o trabalho com a coisa pública. Ser servidor é ter a missão

de dar o melhor de si, tendo o bem estar da população como objetivo. Parabéns

a todos os servidores públicos do nosso Brasil!