Fale conosco

(66) 3461-7900

Ouvidoria Municipal

(66) 3461-7900


Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Aprendi A Servir Com Amor Diz Tecnica Da Prefeitura De Jaciara

Geral


SEMANA DO SERVIDOR
“Aprendi a servir com amor” diz técnica da Prefeitura de Jaciara

Em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado em todo país no dia 28 de outubro, a Prefeitura de Jaciara realizará uma série de homenagens aos servidores públicos, que atuam no governo municipal e vão contar um pouco sobre a trajetória profissional e de que forma contribuem para o desenvolvimento da cidade.

A técnica em contabilidade e pedagoga, Valdete Regina de Jesus, mais conhecida por “Detinha”, atua há 32 anos no serviço público.  Atualmente, está lotada na Secretaria Municipal de Planejamento. Ela contou como foi o início da carreira. 

“Tudo iniciou, durante o meu estágio em sala de aula, para o curso em magistério. Na época, a professora titular da sala percebeu e observou as minhas habilidades.  Então, a mesma me indicou para substituí-la  em sua licença prêmio.  Foi  aí que despertou em mim a vontade de ser servidora pública.  Prestei   concurso  em vários órgãos públicos  até  ser aprovada  no certame do município de Jaciara para o cargo de  técnico em contabilidade, em 2000”,  contou a servidora, que assumiu, à época, o primeiro cargo no Poder Executivo Municipal.    

“No Município iniciei em 1996, já tenho 26 anos de serviço prestado”, completou. 

Entre as principais atividades, a funcionária presta contas junto ao Governo Federal e Estadual (FNDE e FETHAB) e auxilia nas audiências públicas referentes aos recursos recebidos e aplicados por cada secretaria na administração municipal. Além disso, ela atende demandas do orçamento público (PPA, LDO e LOA). 

A funcionária pública ainda fala que consegue conciliar trabalho, estudo, família, e outras atividades. “É possível desde que tenhamos rotinas, e criando pilares de prioridades no nosso dia a dia”, acrescentou. 

Detinha, que mostrou seu lado religioso, citou uma passagem bíblica do livro de Miquéias (6:8) que costuma ler e levar à vida.  “Povo, o Senhor já lhe declarou o que é bom e o que ele requer de você: que pratique a justiça, ame a misericórdia e ande humildemente com teu Deus”.

Sobre personalidades públicas que lhe trouxeram  referências à sua carreira: “No ambiente municipal, cito  a dona Iracy Desgaspary, a dona Lili, Castorina e Marise Liporaci, porque são mulheres fortes e corajosas que me ensinaram muito a ser o que sou hoje. Já no Estadual, destaco o ex- governador Dante de Oliveira (falecido). Foi um grande estadista!”, salientou. 

Ela  declarou uma mensagem sobre o Dia do Servidor Público. 

“É melhor servir, do que ser servido. A recompensa é bem melhor e maior quando servimos com qualidade, dedicação, amor e principalmente com compaixão a todos aqueles que precisam do nosso conhecimento e atendimento, e por isso que somos chamados de servidores públicos”. 

A funcionária ainda opinou às pessoas que pretendem seguir carreiras no serviço público.  “E para quem pretende seguir carreira no serviço público, é bom saber primeiramente que você será trabalhador do povo e para o povo, buscando para si e para todos o cumprimento das políticas públicas e não das políticas partidárias”, finalizou.

Currículo – Detinha possui um imenso currículo. Formada no curso profissionalizante  em Contabilidade e Magistério, tem formação superior em Pedagogia. É especialista em Psicopedagogia, Violência Doméstica e Gestão Municipal. Entre as experiências, foi chefe de equipe na Secretaria de Gestão Social, coordenadora da Creche Menina Angélica e  da Creche João de Barro. 

Foi coordenadora do Abrigo  para Crianças e Adolescentes “Lar Recanto Feliz.  Atuou na coordenação  do Projeto “Irmão Sol, Irmão Lua”.  Também coordenou o CREAS - Centro Especializados de Assistência Social.  Foi  professora contratada do governo estadual, entre 1990 e 2005.   Ainda,  trabalhou como servidora cedida à  Justiça do Trabalho, entre 2008 e 2012.

Questionada sobre o que mais gosta de fazer quando não está trabalhando, respondeu:  

“Amo cozinhar! Gosto de misturar culinárias, principalmente baiana com mineira e cuiabana. Fazer alguns pratos como moqueca de pintado  com banana, leite de coco, dendê, etc.”.  

Uma outra pergunta, se não fosse servidora pública, afirmou que seria “dentista”. 

Ao responder como avalia o tempo de trabalho, disse: “Aprendi a servir com amor”. 














 

 

 

Publicado em 28/10/2022

Fonte: Everaldo Galdino/Ascom



Últimas Notícias

2022 © Prefeitura Municipal de Jaciara - Mato Grosso - CEP: 78820-000