Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Moradores Do Renascer E Uniao Da Vitoria Sao Atendidos Pelo Mutirao Social Em Campo

ZONA RURAL: Moradores do Renascer e União da Vitória são atendidos pelo mutirão Social em Campo

Publicado em: 18 de Março de 2022
Texto: Joelma Pontes/Ascom
Foto: Vitor Fichio

Facilitar a vida do homem e da mulher do campo. Este é o principal motivo da Prefeitura Municipal de Jaciara, por meio da Assistência Social, criar o projeto “Social em Campo”. A ação leva até as famílias da zona rural os serviços que os mesmos teriam mais dificuldades para ter acesso, indo até à zona urbana para serem atendidos. Na ocasião, a prefeita Andréia Wagner, anunciou a sanção da Lei Municipal Nº 13/2022, que declara Utilidade Pública a Associação Renascer.

Aos moradores das comunidades foram oferecidos os seguintes serviços: Inscrição para o Casamento Comunitário; Cadastro Único; Benefício de Prestação Continuada (BPC); Bazar Solidário; Corte de cabelo; feminino e masculino; Manicure e Pedicure; Artesanato; pula-pula; Saúde: Atendimento Médico e Avaliação Odontológica; Aferição de pressão arterial; Temperatura, Saturação, Glicemia Capilar; Vacinação Covid-19 (1ª,2ª e 3ª doses); distribuição de preservativos e hipocloritos, orientação NASF, além de orientação Vigilância Ambiental.

De acordo com a prefeita Andréia Wagner (PSB), a idéia é diminuir a distância entre quem mora nas comunidades da Administração Pública e também facilitar aos trabalhadores rurais o acesso aos gestores.

“Esse corpo a corpo é fundamental. Eles estão mais distantes e, nós estamos aqui (Renascer) para dizer que a Prefeitura de Jaciara não vai, de maneira nenhuma, abandoná-los. Pelo contrário, nós nos preocupamos com cada família e estamos trabalhando pelo coletivo”, destacou a chefe do Executivo Municipal.

Dona Edenilza Caetana Guimarães, a “Tia Edê, reconhece os serviços prestados às comunidades. Ela participou do evento e aproveitou para pintar as unhas, cuidar dos cabelos, além de receber a boa notícia de que a Associação de Pequenos Produtores rurais, da qual faz parte,  foi declarada Utilidade Pública a partir de agora.

“Eu estou muito feliz com o que está acontecendo aqui. Nunca tivemos nada assim. Isso nos dá mais segurança de que realmente somos lembrados pela Prefeitura Municipal. Tudo o que foi falado aqui é muito importante. A prefeita e sua equipe estão de parabéns por tudo que organizaram para o nosso povo”, avaliou Tia Edê.

Para Sophia Russi, secretária de Assistência Social, um momento importante para todos. Ela explica que outras comunidades também receberão o mutirão, que além de auxiliar os moradores quanto aso benefícios oferecidos pelos governos federal e estadual, ainda proporciona momento de descontração e beleza para quem precisa dar uma mudada no visual.

“O dia a dia dessas pessoas no campo, é muito corrido. E, levar os serviços oferecidos na sede ao produtor rural, facilita muito além de gerar uma economia muito grande e com um diferencial, pois nada que oferecemos é cobrado. Nem mesmo o bazar de roupas e sapatos nós cobramos. Tudo é gratuito. O intuito deste projeto é justamente facilitar a vida de todos e dar mais dignidade para quem precisa de apoio do Poder Público e, o Social tem cumprido essa missão com muito carinho, boa vontade, seriedade, responsabilidade e transparência”, destacou Sophia.

Seo Geraldo José de Siqueira, agricultor e morador do assentamento União da Vitória, também saiu do evento bastante animado. Ele soube do mutirão e também das vacinas contra a covid-19 e passou pelo barracão para garantir sua dose de reforço, além de se vacinar contra Hepatite e Tétano. Ele ainda aproveitou para dar uma conferida no seu CadÚnico.

“Esse evento aqui é uma maravilha. Primeiro, que já economizei bastante. Geralmente a gente tira um dia no mês para ir até a cidade e resolver essas coisas. A Prefeitura estando aqui já facilita bastante minha vida e de outras famílias que vi na Associação hoje (quinta). Fico feliz em saber que o município tem esse olhar especial com a nossa gente”, observou o trabalhador rural.

Vale ressaltar que no União, existem 127 famílias cadastradas e no Renascer são 130. Todas elas possuem representantes, que são os presidentes de associações, que fazem o contato entre o Poder Público e à comunidade, quando o assunto são as demandas locais. A Associação do Renascer tem como presidente, Simone Crispim. Já a União do Vitória, foi representada no evento pela vice-presidente, Jocasta Alves Cardoso.

“Para nós é um marco o que aconteceu nesta quinta-feira no Renascer. Essa aproximação entre Prefeitura, secretarias e as comunidades é muito importante. Eles se sentem mais valorizados e assistidos e, a prefeita Andréia Wagner e a secretaria Sophia tem feito um trabalho maravilhoso em nossos assentamentos. Em nome da Associação, agradeço todo o carinho e atenção com o nosso povo”, declarou Simone.

UTILIDADE PÚBLICA – Conforme a Lei Municipal 013/2022, a Associação de Pequenos Produtores Rurais Renascer-Gleba Mestre I é agora, oficialmente declarada Utilidade Pública. A medida, aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores e sancionada pela prefeita Andréia Wagner.

A iniciativa é uma forma de reconhecimento à Associação, pelos relevantes serviços prestados às famílias, na Defesa pelos de Direitos da Dignidade Humana e Bem Estar Social de pelo menos 130 famílias que estão acampadas na localidade à espera do assentamento definitivo e reconhecidas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).