Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Apos Um Ano De Consultoria Financeira E Contabil FIPE Retorna A Prefeitura E Ja Aponta Resultados Efetivos

ECONOMIA : Após um ano de consultoria financeira e contábil FIPE retorna à Prefeitura e já aponta resultados efetivos

Publicado em: 11 de Julho de 2018
Texto: Camila Cabral/ ASCOM-PMJ

Com intuito de buscar melhorias para a gestão municipal, a Prefeitura de Jaciara contratou, em 2017, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) para realizar uma consultoria nos setores de finanças e contabilidade.

Em linhas gerais, a FIPE está realizando uma análise de conformidade dos itens que estão sendo pagos pela administração municipal. "Na maioria dos municípios a folha de pagamento representa em torno de 50% dos gastos no município. Esse é um trabalho muito importante, diversas cidades tem contratado empresas para fazer essa consultoria visando a redução de gastos", explicou o consultor da FIPE, Roberto de Oliveira.

De acordo com o consultor, Paulo Roberto quando um gestor assume um mandato é importante que o mesmo faça uma revisão de gastos para verificar se há algum tipo de inconformidade. "Como trata-se de dinheiro público quanto mais tiver o controle dos gastos é melhor, isso é comum, muitos municípios tem solicitado esse tipo de trabalho justamente para que possam ter a segurança de que o gasto com pessoal, que é importante, seja feito da maneira correta", ressaltou Paulo.

A equipe da FIPE realiza a análise, identifica os pontos que podem ser melhorados e sugere mudanças, porém a implantação dessas modificações é que irão gerar economia. "A grosso modo já conseguimos identificar uma economia, até esses primeiros seis meses, na ordem de R$ 780.000,00. Estamos retomando agora o trabalho que foi interrompido por causa de alguns questionamentos, mas já foram sanados e agora continuaremos fazendo uma análise minuciosa do que foi feito e das medidas que já foram tomadas", concluiu o consultor.

Segundo o assessor especial de relações governamentais, Paulo Ricardo o Governo Municipal já têm colocado as sugestões da FIPE em prática. "Já estamos implantando bastante processos, de controle, de planejamento que eles nos indicaram, isso vem mostrando e surtindo muitos resultados, em termos de controle de horas extras,  de forma geral o quadro de pessoal. Percebemos que os números são favoráveis, comparamos relatórios que a nossa equipe desenvolveu internamente cruzamos com os dados deles e constatamos que o alinhamento interno já está seguindo as diretrizes que eles propuseram", afirmou o  assessor.

"A empresa vem para nos ajudar a equilibrar as finanças públicas do nosso município, nós tivemos uma interrupção de seis meses por denúncias maldosas, mas a empresa está de volta mostrando a sua idoneidade. Vale lembrar que no mês de agosto faremos uma prestação de contas a toda nossa sociedade, aos órgãos fiscalizadores, Ministério Público, ao Legislativo e a nossa sociedade como um todo, mostrando números e esse trabalho de extrema eficiência", esclareceu o prefeito Abdo Mohammad.