Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Departamento De Transito Realiza Blitz Educativa Para Divulgar Movimento Maio Amarelo

CONSCIENTIZAÇÃO: Departamento de Trânsito realiza blitz educativa para divulgar movimento Maio Amarelo



Publicado em: 03 de Maio de 2018
Texto: Camila Cabral/ ASCOM-PMJ
Foto: ASCOM/PMJ

Nesta quinta-feira, 03 de maio, o Governo Municipal através do Departamento de Trânsito realizou uma blitz educativa para divulgar o movimento Maio Amarelo, que tem como objetivo alertar a sociedade quanto ao alto índice de mortos e feridos no trânsito.

A ação aconteceu em frente à Escola Estadual São Francisco e contou com a parceria da Polícia Militar, do SAMU, do Corpo de Bombeiros e de instituições de ensino.  "Através das crianças estamos conscientizando a sociedade, sabemos que as crianças contam o que fazem para os pais, para os amigos e, assim, vamos contribuindo para melhorar trânsito da cidade", explicou  o diretor do Departamento de Trânsito, Joel Umberto.

O estudante Caíque Ribeiro, foi um dos participantes da blitz e mostrou que está por dentro das leis do trânsito. "Estamos fazendo essa campanha para os motoristas obedecerem mais as placas, não ficar sem o cinto de segurança, se beber não pode dirigir e não pode colocar a cabeça pra fora da janela porque pode acontecer um grave acidente e também o motorista tem que obedecer quando estiver passando pessoas", disse o estudante.

O Major, Marcos Vinícius Akira, salientou que a campanha de conscientização é importante, pois, muitas vezes em trânsito são atingidas mais vítimas do que em qualquer outro crime.  "É uma grande satisfação pra nós, para todos os órgãos de segurança, é uma causa muito nobre, vemos as crianças empenhadas em estar orientando seus pais, irmãos, aqueles que estão conduzindo veículo, então é de suma importância essa campanha", disse o major.

 

Saiba mais

A motivação para essa iniciativa não é novidade para a sociedade. A segurança viária sensibiliza autoridades globais, tanto que a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

A proposta do Maio Amarelo vem ao encontro desse marco. Maio foi escolhido, porque o anúncio da ONU se deu, oficialmente, em maio de 2011. Por sua vez, a cor amarela, no conjunto semafórico, significa Atenção. Atenção pela vida.

O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas nações respondem por 62% das mortes por acidente no trânsito.

As estatísticas mais recentes – dados apurados em 2013 pelo Seguro DPVAT – revelam que aproximadamente 50 mil brasileiros morrem em acidentes de trânsito todos os anos enquanto outros 440 mil ficam sequelados permanentemente.

Os custos envolvidos num acidente vão além do prejuízo material e do risco à própria vida: há gastos como hospitais, danos psicológicos à vítima e família, perda da produtividade no trabalho, entre muitos outros intangíveis.

 


Últimas Notícias