Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Tribunal De Contas Realiza Oficinas De Capacitacao

DESENVOLVIMENTO : Tribunal de Contas realiza oficinas de capacitação

Publicado em: 10 de Julho de 2017
Texto: CAMILA CABRAL - ASCOM/PMJ
Foto: Tribunal de Contas

O Governo Municipal em parceria com o Tribunal de Contas de Mato Grosso convida a comunidade jaciarense para participar das oficinas do Projeto 02 - “Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã”, que compõe o PDI (Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado), que acontecerá no dia 13 de julho, quinta-feira, às 7h30min, no Plenário do Sindicato Rural em Jaciara.
O evento tem como objetivo estimular a participação dos Conselhos de Políticas Públicas na elaboração e acompanhamento da execução do Planejamento Estratégico. Na ocasião, serão realizadas concomitantemente duas oficinas: uma para identificar as demandas da sociedade no que tange às políticas públicas e a outra para fomentar a implantação de ouvidorias e de canais de informação ao cidadão.
Aqueles que participarem do evento ganharão certificado de 4 horas aulas emitido pelo Tribunal de Contas.

Confira a programação abaixo:

1ª Parte
7h30min às 8h - Credenciamento
8h às 8h15min - Abertura
Palestrante: Falas institucionais, prefeito, vereador, sociedade, Poder Judiciário e Ministério Público
8h15min às 8h25min - Apresentação do PDI / Projeto 2 - Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã do PDI
Palestrante: Naíse Campos Silva Freire (Secretária de Apoio às Unidades Gestoras do TCE- MT, coordenadora geral do PDI)

2ª Parte
Oficina de Transparência
8h30min às 11h30min - A voz do cidadão na melhoria da Gestão Pública
Palestrante: Yênes Jesus de Magalhães (Secretário Executivo de Ouvidoria-Geral do TCE-MT)
Oficina com os Conselhos Municipais de Políticas Públicas
8h30min às 9h20min - Conselho de Políticas Públicas: Instrumento de Controle Social e Participação Democrática
Palestrante: Cassyra L. Vuolo (Secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE-MT e coordenadora do Projeto 02)
9h20min às 9h50min - O Planejamento Estratégico nos municípios e sua correlação com Conselhos Municipais
Palestrante: Elizabete Queiroz (Facilitadora do Planejamento Estratégico no PDI do TCE-MT)
9h50min às 10h - Formação de grupos por áreas temáticas. Proteção do gênero humano, educação, saúde, desenvolvimento econômico, patrimônio da humanidade.
10h às 11h20min - Trabalhos nos grupos. Trabalhar as necessidades das sociedades nas respectivas áreas, documentar 5 necessidades com maior número de pontuação e formatar o documento final do grupo e entregar para digitação.
11h20min às 11h40min - Sistematizar as proposições e aplicação da avaliação recreativa
11h40min às 11h50min - Trabalho em plenária
11h50min às 12h - Documentação dos resultados das decisões