Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara E Escolhida Entre 10 Cidades Para Fazer Parte Do Projeto Entre Rios

MEIO AMBIENTE: Jaciara é escolhida entre 10 cidades para fazer parte do projeto “Entre Rios”

Publicado em: 09 de Junho de 2017
Texto: ASCOM/PMJ
Foto: ASCOM / PMJ

O prefeito Abdo Mohammad e demais autoridades estiveram reunidos quinta-feira, 8 de junho, na Prefeitura, com representantes do grupo Ñanduti, Maria Olímpia e Paula Marcondes, com a finalidade de discutir ações de um trabalho de educação socioambiental que acontecerá em julho de 2017 em Jaciara.
O projeto é idealizado pela empresa Interligação Elétrica do Madeira (IE Madeira), em parceria com o grupo Ñanduti, que elegeu dez cidades ao longo do sistema de transmissão do Complexo do Rio Madeira, popularmente conhecido como “Linhão do Madeira”, para participar de um projeto de educação socioambiental.
O Linhão conta com 5 mil torres e atravessa 81 municípios, partindo do estado de Rondônia, passando por Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.
O IE Madeira acaba causando alguns danos ambientais em determinadas áreas onde o Linhão passa, então, como forma de compensar este dano o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), exige que seja feita uma educação ambiental nos locais atingidos.
Sendo assim, o grupo Ñanduti foi contratado pelo IE Madeira para realizar essa conscientização através do bordado. Em Mato Grosso, cinco municípios foram escolhidos para o projeto, Chapada dos Guimarães, Acorizal, Santo Antônio do Leverger, Jaciara e Pedra Preta.
O projeto chama-se “Entre Rios”, onde as gestoras ensinam bordado para pessoas de vulnerabilidade social e ao mesmo tempo expõem a importância da preservação e conservação do meio ambiente, além da valorização da arte local, é o que ressalta Maria Olímpia. “A arte e a cultura da cidade às vezes é menosprezada em função de ícones que chegam de outros lugares. Então, as gestoras ensinam o bordado durante cinco dias úteis, por 60 horas, para 30 pessoas”, explicou Maria.
De acordo com Paula Marcondes, cada participante do projeto aprende a bordar aquilo que é característico da sua cidade. “Cada cidade vai bordar a sua identidade, a sua história. Primeiro estamos fazendo um trabalho para descobrir as particularidades de Jaciara para depois dar seguimento aos trabalhos”, frisou Paula.
Essa é uma ação do Governo Municipal de Jaciara por meio da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer.