Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Profissionais Da Construcao Participam De Palestra Sobre Calcada Acessivel

MOBILIDADE URBANA: Profissionais da construção participam de palestra sobre calçada acessível

Publicado em: 28 de Abril de 2016
Texto: Márcio Fidélis/ Assessoria de Imprensa
Foto: Márcio Fidélis

Profissionais da construção civil participaram da palestra “Mobilidade Urbana – Calçada Acessível” – ministrada pela Prefeitura de Jaciara em parceria com o Conselho Regional de Engenharia de Mato Grosso (CREA-MT). O evento reuniu engenheiros e arquitetos, na tarde desta quarta-feira (26), na sede do conselho em Jaciara.

Segundo a arquiteta e urbanista da Prefeitura, Charlene Guimarães, o objetivo da palestra foi apresentar as regras para as novas construções com a readequação das calçadas, aos profissionais da área que poderão ajudar na disseminação da lei realizando um trabalho de formiguinha para aos poucos transformar a cidade.

“Nós falamos sobre a lei das calçadas, nº 1.685/2015, aprovada no ano passado, sobre a reformulação, agora tem uma calçada com área permeável, não pode ser totalmente impermeável, deixar uma faixa livre, as arvores deverão ser plantadas no espaço determinado, na área de serviço e deixar faixa de pedestre livre”, destaca Charlene.

De acordo com o engenheiro civil, Manoel Rosin, a capacitação foi muito boa tanto aos profissionais da construção como também para toda população na questão de projetos e novas obras, que é bem vantajoso.

“A lei das calçadas favorece a questão do meio ambiente, a captação da impermeabilidade do solo que vem a favorecer a todo sociedade. Esperamos por parte da população e dos profissionais colaborar e implementar esse novo sistema de calçada para que venha deixar nossa cidade turística ainda mais bonita”, destaca Rosin.

Na oportunidade, a bióloga da secretaria de Meio Ambiente, Cenita Maria de Oliveira, juntamente com a arquiteta de urbanismo Dila Caldin, reforçaram as ações da coleta seletiva e falou sobre a importância da separação dos resíduos sólidos e líquidos para a preservação do meio ambiente. A construção de fossas sépticas adequadas também foi abordada na palestra.

O engenheiro civil, Célio Caetano, avalia a capacitação como muito importante onde foi abordados dois temas de importância coletiva como a construção de fossas sépticas adequadas e a acessibilidade.

“É muito importante que as fossas sejam adequadas para evitar a contaminação do lençol freático, um problema que pode afetar a todos. E a acessibilidade é um direito que todos têm, livres para ir e vir do seu trabalho, escola e lazer”, concluí o engenheiro.

Clique na Imagem para Ampliar!