Profissionais da construção civil participaram da palestra “Mobilidade Urbana – Calçada Acessível” – ministrada pela Prefeitura de Jaciara em parceria com o Conselho Regional de Engenharia de Mato Grosso (CREA-MT). O evento reuniu engenheiros e arquitetos, na tarde desta quarta-feira (26), na sede do conselho em Jaciara.
Segundo a arquiteta e urbanista da Prefeitura, Charlene Guimarães, o objetivo da palestra foi apresentar as regras para as novas construções com a readequação das calçadas, aos profissionais da área que poderão ajudar na disseminação da lei realizando um trabalho de formiguinha para aos poucos transformar a cidade.
“Nós falamos sobre a lei das calçadas, nº 1.685/2015, aprovada no ano passado, sobre a reformulação, agora tem uma calçada com área permeável, não pode ser totalmente impermeável, deixar uma faixa livre, as arvores deverão ser plantadas no espaço determinado, na área de serviço e deixar faixa de pedestre livre”, destaca Charlene.
De acordo com o engenheiro civil, Manoel Rosin, a capacitação foi muito boa tanto aos profissionais da construção como também para toda população na questão de projetos e novas obras, que é bem vantajoso.
“A lei das calçadas favorece a questão do meio ambiente, a captação da impermeabilidade do solo que vem a favorecer a todo sociedade. Esperamos por parte da população e dos profissionais colaborar e implementar esse novo sistema de calçada para que venha deixar nossa cidade turística ainda mais bonita”, destaca Rosin.
Na oportunidade, a bióloga da secretaria de Meio Ambiente, Cenita Maria de Oliveira, juntamente com a arquiteta de urbanismo Dila Caldin, reforçaram as ações da coleta seletiva e falou sobre a importância da separação dos resíduos sólidos e líquidos para a preservação do meio ambiente. A construção de fossas sépticas adequadas também foi abordada na palestra.
O engenheiro civil, Célio Caetano, avalia a capacitação como muito importante onde foi abordados dois temas de importância coletiva como a construção de fossas sépticas adequadas e a acessibilidade.
“É muito importante que as fossas sejam adequadas para evitar a contaminação do lençol freático, um problema que pode afetar a todos. E a acessibilidade é um direito que todos têm, livres para ir e vir do seu trabalho, escola e lazer”, concluí o engenheiro.
9ª edição do projeto de apoio às gestantes é encerrado com recorde de participação em Jaciara
A 9ª edição do Projeto Raio de Luz foi encerrada com um almoço no Conviver, nesta terça-feira (22/04), com a presença da prefeita Andréia Wagner e da secretária de assistência social, Sophia[...] continue lendo
Evento promovido pela Assistência Social de Jaciara distribui 3 mil ovos de Páscoa, lanches e diversão para crianças
Na tarde desta quarta-feira, 16 de abril, a Prefeitura de Jaciara, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu uma super festa de Páscoa para centenas de crianças na quadra da Escola Municipal Magda Ivan[...] continue lendo
Inscrições abertas para profissionais interessados em atuar na 5ª etapa do Programa Muxirum em Jaciara
Começou nesta quarta-feira (16/04) o processo seletivo para alfabetizadores que queiram atuar na 5ª etapa do Programa Mais MT Muxirum em Jaciara. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Educação, localiza[...] continue lendo