Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Mesa Redonda Apresenta Avancos Na Recuperacao E Duplicacao Da BR 136364

GERAL: Mesa redonda apresenta avanços na recuperação e duplicação da BR-136/364

Publicado em: 17 de Novembro de 2014
Texto: Aline Bassanesi/Ascom

Na última sexta-feira (14) aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, uma mesa redonda para o debate de assuntos referentes à concessão da BR-163/364. O evento teve a participação do Deputado Wellington Fagundes, Ságuas Moraes, representantes das empresas Odebrecht, Sanches Tripoloni e Empa, prefeitos da região, como Ademir Gaspar de Jaciara, Alexandre Russi de São Pedro da Cipa, Chiquinho do Posto de Juscimeira e Josair Lopes de Dom Aquino, vereadores, além da sociedade, comerciantes e população em geral do Vale do São Lourenço.

Há aproximadamente um ano, a BR-163 vem passando por uma recuperação asfaltica e duplicação de suas vias, serviços esses, realizados pela Concessionária Rota do Oeste – Odebrecht TransPort, que garantem mais tranqüilidade e segurança na trafegabilidade. “Estamos com um planejamento para concluirmos toda a duplicação, conforme acordado junta à ANTT, em cinco anos. As melhorias são visíveis e, de agora em diante, serão crescentes ao longo do trecho de concessão”, explicou o gerente de Operações da Rota do Oeste, Fábio Abritta.

A intenção da mesa redonda, que vem acontecendo em diversos municípios, é interagir a sociedade, principal beneficiada com as obras, junto a essas ações, como explica o deputado Wellinton Fagundes. “Discutir esses assunto com a sociedade é um dever nosso, só assim, eles poderão cobrar e reivindicar o que lhes é de direito. Essa será uma obra que vai melhorar a trafegabilidade e alterar significadamente a vida da sociedade”, afirmou.

Outro tema questionado na reunião foram as obras da Travessia Urbana em Jaciara. A ação já vem pendurando nas últimas administrações por algum tempo e com as várias adequações que o projeto enfrentou agora o recurso e obra foram devolvidos ao DNIT que por sua vez, conta com uma melhor forma de realizar a ação. “Nós devolvemos essa obra ao DNIT por entender que essa era a melhor ação a se fazer para que a concretização desse sonho seja concluída. A duplicação, seguida da Travessia Urbana influenciará muito em nosso município e na vida da nossa população, por isso é importante que a sociedade esteja por dentro de tudo e mais importante ainda, que nossas parcerias se fortaleçam para continuarem rendendo bons frutos”, destacou o prefeito de Jaciara, Ademir Gaspar.

Se tratando de um trecho com muitos acessos e um movimento grande de veículos, a concessionária Rota do Oeste, também disponibilizou o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que dá apoio as ocorrências ao longo do trecho, além de garantir a sinalização e pintura da pista. “Nossa rodovia é muito perigosa, tem uma trafegabilidade muito grande e com essa duplicação e concessão irá melhorar muito quem usa dessas vias. Vemos uma empresa responsável e que vem fazendo um trabalho de qualidade, por isso é importante que a sociedade e os políticos estejam sempre presentes, cobrando e fiscalizando para que essas ações continuem dando certo”, finalizou o Deputado Ságuas Moraes.

A concessão terá duração de 30 anos e no decorrer desse período a BR-163 receberá investimentos de R$ 5,5 bilhões. Um avanço que permanecerá a longo prazo garantindo uma transformação na região sul do Estado.