Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Prevencao Em Acidentes Do Trabalho Foi Tema De Palestra

GERAL: Prevenção em acidentes do trabalho foi tema de palestra



Publicado em: 30 de Julho de 2014
Texto: Márcio Fidélis/ Ascom Jaciara
Foto: Divulgação / Reprodução

A Organização Internacional do Trabalho celebra, este ano de 2014, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Em Jaciara, a empresa Tecno Parts, que é especializada em Equipamentos de Proteção Individual (EPI), para não deixar a comemoração em branco realizou na noite de terça-feira (29), uma palestra para fomentar o tema e informar sobre a importância das ações preventiva dentro das empresas, na Câmara dos Vereadores.

De acordo com o engenheiro civil em Segurança no Trabalho, Ricardo Paiva, a realização da palestra se deve a parceria entre a Tecno Parts, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Jaciara, Câmara Municipal e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso.

“O foco principal é a prevenção. Convidamos de uma forma geral, empresários, sindicatos, pessoas físicas, professores e alunos. Esta é a primeira de várias palestras que pretendemos oferecer aos cidadãos de todo o Vale do São Lourenço”, conta.

Segundo o engenheiro civil, como em Jaciara tem uma Vara do Trabalho existe uma preocupação muito grande por parte das empresas em estarem coerentes com o que diz as normas do trabalho, as famosas NR´s, que atualmente são 34 com previsão acréscimo de outras duas.

Um dos palestrantes convidados, o engenheiro sanitarista, especialista em segurança do Trabalho, Valmi Simão de Lima, abordou o tema sobre o aspecto empresarial. Ele falou sobre os programas que já existes como o Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais(PPRA), de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e sobre o Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho.

“A palestra foi muito proveitosa, onde pudemos explicar com clareza o que é um acidente, o que seria um quase acidente, o que é um ato inseguro, o que leva uma pessoa a se acidentar, o comportamento do cidadão diante do acidente e em quais as condições que as pessoas possam estar trabalhando”, explica Valmi.

Já o tenente Naelson José Klein, da 7ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, através da sua fala fomentou a Lei 8.399/2005, que institui no Estado de Mato Grosso a questão contra incêndio e pane em todas as edificações existentes.

“Abordamos este tema pelo fato de ainda ser desconhecido. Muitas edificações ainda estão por adequar através desta lei, por isso o caminho é informar a sociedade o melhor uso destas edificações com segurança”, frisa Klein.

Entre os convidados estava uma turma bem atenta em todas as falas, os futuros profissionais da área, alunos da primeira turma do curso Técnico em Segurança do Trabalho, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MT) em Jaciara, acompanhados da professora Luciana Silva Xavier Calou.


Últimas Notícias