Prefeitura Municipal de Jaciara Mariângela Zan e sua viola rosa com o melhor da música raiz em Jaciara - Prefeitura Municipal de Jaciara

Mariângela Zan e sua viola rosa com o melhor da música raiz em Jaciara

Jaciara, 11 de julho de 2014

As mais belas vozes, acordes e melodias da música raiz estarão presentes no I Encontro Nacional da Viola Caipira Feminina & I Concurso de Violeira, que será realizado no município de Jaciara, com a entrada gratuita, nos dias 18 e 19 de julho, a partir das 20 horas, no espaço multiuso do Centro de Eventos Maria Jovelina de Almeida.

O evento inédito no Brasil traz entre suas atrações especiais uma das mais importantes heranças da música genuinamente brasileira,  a cantora Mariângela Zan. Filha do acordeonista e compositor Mário Zan, ela é uma estudiosa da cultura brasileira, do folclore e dos diversos segmentos da música popular brasileira, principalmente a música caipira raiz.

Ela conta que sempre sentiu interesse pela música, pois cresceu no meio de músicos e compositores. “Comecei a cantar aos 13 anos de idade, nos shows e bailes do meu pai, por todo o Brasil. Ao longo destes 14 anos estive sempre o acompanhando, ” disse.

O povo mato-grossense é muito grato a família Zan, que através das composições “Chalana” e “Siriema”, de autoria do pai da cantora, o estdo ganhou importante projeção a nível nacional e internacional. “Meu pai viajou demais por todo o Mato Grosso nos anos 40 e 50 e foi nestas excursões que ele conheceu a chalana e a seriema. Ele fazia muitas apresentações em circos quando o estado ainda era um só.

No ano de 2006 o país perdeu um dos grandes representantes da música raiz, o italiano Mario Zan, que chegou ao Brasil na década de 20, deixou além de todo a riqueza das suas obras e contribuições com a cultura popular brasileira, seu maior tesouro, Mariângela Zan, a qual carrega a responsabilidade da continuidade da preservação, divulgação e valorização deste gênero musical que retrata e toca a vida do homem do campo.

Com sua Viola rosa ultra feminina, a qual é a marca registrada de Mariângela, o público jaciarense, do Vale do São Lourenço, de toda região do Mato Grosso e outros estados serão brindados com parte do show“Viagem pela música raiz”, que está agradando gerações por onde se apresenta, levando todos os presentes da emoção a extrema alegria. Sucesso absoluto de público, em uma de suas apresentações contou para mais de 600 mil pessoas, durante a comemoração do 457º aniversário da cidade de São Paulo.

Publicado em 11/07/2014

Fonte: Márcio Fidélis/ Ascom Jaciara