Uma das mais nobres profissões, geralmente é formada por pessoas doces, que trabalham com amor e dedicação e na maioria das vezes mitiga a carência e alivia a dor. Os profissionais da Enfermagem, anjos vestidos de brancos, comemoraram nesta semana o seu dia.
Para homenagear a todos os enfermeiros e enfermeiras jaciarenses, a redação do jornal DIAADIA bateu um papo com uma das profissionais mais antigas que atua no município, a enfermeira padrão Marli Alves Ferrari. Ela que já atuou no Hospital Santa Lúcia, lecionou aulas em escolas estaduais e no ano de 1993 começou sua trajetória como servidora municipal após ser aprovada em concurso público, gestão do ex-prefeito Márcio Cassiano.
Marli formou-se no ano de 1980, pela Universidade Católica, no Estado de em São Paulo. Chegou a Jaciara há quase 30 anos e há 20 anos presta sua dedicação, seu quinhão na luta contra o mal que atinge pessoas, na Saúde do município. “minha profissão é gratificante, é de entrega e doação. Começamos a ser valorizados e reconhecidos de dez anos para cá, a partir do momento que começaram a nos colocar como coordenadores de Saúde”, disse a enfermeira.
CONTRIBUIÇÃO
A trajetória profissional da enfermeira Marli Alves é marcada por conquistas e reconhecimentos. Na implantação da primeira Unidade de Pronto Atendimento, que funcionava onde hoje está locada a Secretaria Municipal de Saúde, Marli estava presente auxiliando o secretário de Saúde na época, João Bosco Valverde.
A enfermeira Marli Ferrari colaborou na implantação do Programa do Agente Comunitário de Saúde (Pacs), além de ter formado a primeira turma destes profissionais e criado o Programa Saúde da Família no município. Ela também formação de três turmas de técnicos em enfermagem, dois através do Estado e um particular. “A formação destes técnicos marcou muito. Na época em Jaciara, as pessoas que atuavam nesta área não tinham nível técnico foi então que o João Bosco me convidou para estar profissionalizando os colaboradores da Saúde”, disse.
Durante nove anos, Marli atuou no Hospital Municipal de Jaciara. Depois foi transferida ao PSF 5, na Cohab São Lourenço. E na atualidade ela acumula outros dois anos a frente do PSF 7.
Marli Alves Ferrari tem como especialidade Enfermagem do Trabalho e do Programa Saúde da Família. É uma pena, que no final de junho o município deixará de contar com a colaboração dela, pois se aposentará, mas deixará exemplo a todos seus colegas e um legado de luta, conquistas e realizações aos cidadãos jaciarenses.
Evento promovido pela Assistência Social de Jaciara distribui 3 mil ovos de Páscoa, lanches e diversão para crianças
Na tarde desta quarta-feira, 16 de abril, a Prefeitura de Jaciara, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu uma super festa de Páscoa para centenas de crianças na quadra da Escola Municipal Magda Ivan[...] continue lendo
Inscrições abertas para profissionais interessados em atuar na 5ª etapa do Programa Muxirum em Jaciara
Começou nesta quarta-feira (16/04) o processo seletivo para alfabetizadores que queiram atuar na 5ª etapa do Programa Mais MT Muxirum em Jaciara. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Educação, localiza[...] continue lendo
Secretaria de Assistência Social promove reunião com beneficiários do programa para esclarecer sobre novas regras
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Jaciara realizou uma reunião com cerca de 700 beneficiários do Bolsa Família para discutir as novas regras do programa. A reunião foi um passo importante para garantir [...] continue lendo
Prefeitura e Seciteci definem cinco novos cursos para o segundo semestre de 2025
A prefeita Andréia Wagner se reuniu com a equipe da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci) para discutir a oferta de novos cursos técnicos em Jaciara, a partir do segundo semestre dest[...] continue lendo