Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Participa De Oficina Para Atualizacao De Divisas Intermunicipais

GERAL: Jaciara participa de oficina para atualização de divisas intermunicipais

Publicado em: 14 de Maio de 2014
Texto: Aline Bassanesi/Ascom

O Governo Estadual realiza em alguns pontos do Estado um projeto de atualização de divisas intermunicipais. O intuito é resolver o problema de áreas que apresentam inconsistência de lei e encontram-se isoladas. Na última semana uma equipe de Jaciara, formada pela secretária de Planejamento, Monica Camolezi, secretário de Infraestrutura, Leomar Rodrigues, vereador Sidiney Soares e Emerson Guimarães, representando o legislativo e os produtores Antônio Mei e Alberto Chiapinotto, participaram de uma oficina que faz parte do projeto.

Durante o evento foi elaborado e apresentado as propostas de atualização da divida intermunicipal da região de área isolada que não consta em nenhum memorial descritivo das leis dos municípios que a circunda, como Santo Antônio do Leverger, Campo Verde, Juscimeira e Jaciara.

De acordo com a secretária de Planejamento, Mônica Camolezi essa luta trará diversos benefícios a toda a comunidade, a incorporação dessa área isolada ao território do município de Jaciara irá repercutir diretamente no incremento da receita. “As vezes nós deixamos de atender o município para trazer qualidade as pessoas que usam essa região, como as crianças que precisam estudar e os produtores que trafegam com seus produtos. Isso é investimento para o município, porque estamos investindo em qualidade de vida da população”

A região incorpora grandes produtores que são atendidos por Jaciara, como relata o senhor Antônio Mei. “Nós nunca fomos procurados por outros municípios para uma manutenção de estradas, a não ser por Jaciara, que realiza um grande trabalho na região e facilita nosso deslocando e produção”, comentou.

A área rural de Jaciara sempre teve muitos investimentos por parte da atual administração. “Há anos nós viemos lutando por essa região porque ela é atendida pelo município, nós oferecemos transporte escolar, atendimento a saúde, mutirões e recuperação de estradas”, explicou o secretário de Infraestrutura Leomar Rodrigues.

O município de Jaciara atende a comunidade em diversos setores, como educação, saúde, infraestrutura e transporte de alunos com a manutenção de quatro linhas. Além disso, os moradores dessa região utilizam o sistema de saúde de Jaciara, frequentam a rede bancaria, comércio, igrejas e muitos trabalhadores dessas fazendas residem em Jaciara e participam como associados do Sindicato Rural. O município abrange a região e para continuar atendendo as reivindicações da população é necessário a pose de fato para Jaciara, facilitando assim, recursos e investimentos na comunidade.

A região que abrange a área tem uma metragem de 109 mil hectares, o que será muito significativo para o município porque, dependendo do resultado, o número de habitantes será alterado, assim como também a renda e os investimentos em melhorias. Até mesmo algumas Comarcas poderão sofrer alterações. Depois da etapa de pesquisa serão realizadas audiências públicas com a população diretamente interessada, antes das alterações serem legalmente efetivadas.