Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Trabalhadores De Usinas Realizam Manifesto

GERAL: Trabalhadores de usinas realizam manifesto

Publicado em: 01 de Março de 2013
Texto: José Marques/Ascom

Trabalhadores e prestadores de serviço das usinas Jaciara e Pantanal de Açúcar e Álcool se reuniram em um manifesto, durante a tarde dessa sexta-feira (01), em frente a Prefeitura de Jaciara.  O objetivo é cobrar providências mais firmes do Poder Judiciário em relação ao impasse sobre a compra das indústrias.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Álcool de Jaciara, Isaias Gomes de Souza, que esteve encabeçando o movimento, cerca de dois mil trabalhadores estão sofrendo as conseqüências dessa questão. “Estamos nessa situação até hoje e temos família passando fome. A Prefeitura de Jaciara tem nos ajudado e é parceria em nossas reivindicações, mas precisamos de mais atenção de outras autoridades públicas”, comentou.

Isaías cobra que a Comarca de Anápolis, responsável pela apreciação do documento de compra dessas usinas, atue com mais agilidade, dando atenção especial ao processo. “Poderiam agir com maior atenção ao caso e tentar resolver o problema o mais rápido possível. A 4ª Vara de Justiça de Anápolis está há três meses sem juiz responsável e nós é quem sofremos as conseqüências desse entrave”, disparou.

Buscando soluções

Preocupado com a situação, que atinge todo o Vale do São Lourenço, o prefeito de Jaciara Ademir Gaspar de Lima está organizando uma caravana dePrefeitos, presidentes de Câmaras de  Vereadores da região, lideranças sindicalistas, representantes de cooperativas e trabalhadores usineiros, dentre outras lideranças políticas, que irá até Anápolis - GO na semana que vem na busca de uma resposta mais rápida. No grupo também estão confirmadas as presenças dos deputados federais Wellington Fagundes e Valtenir Pereria e do deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho.

Durante uma reunião no último dia 20 de janeiro o prefeito havia disponibilizado um micro ônibus para acompanhar os trabalhadores, que seguiriam em outro ônibus até a cidade. Porém, devido a uma orientação, por parte do Ministério Público de Goiás, a data da viagem teve que ser adiada, com data ainda a definir na semana que vem.

Medidas paliativas foram tomadas em uma parceria entre o Poder Público Municipal e iniciativa privada. Na ocasião, foram doadas mais de 50 cestas básicas as famílias dos trabalhadores das usinas. Mais 700 estão sendo providenciadas junto ao Governo do Estado de Mato Grosso.

Entenda o caso

As usinas Jaciara e Pantanal de Açúcar e Álcool tiveram a falência decretada pela justiça no dia 29 de novembro de 2012, amargando o prejuízo de mais de sete milhões de reais, de acordo com o demonstrativo de receitas e despesas.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Álcool de Jaciara, Isaias Gomes de Souza, os funcionários teriam férias a receber no mês de janeiro de 2013, mas até o momento nenhuma posição foi passada pelo grupo administrador. “Nossas férias era para terem saído no último dia 23 de janeiro. Ao invés de receber, fomos surpreendidos com uma nota, informando que receberíamos licença remunerada”, informou

Com isso, as implicações decorrentes da situação atingiram milhares de famílias, como a do trabalhador José Ronaldo. Visivelmente emocionado, o usineiro relatou o sofrimento que tem passado nos últimos dias. “Todo mundo sabe dessa grande dificuldade que Jaciara está passando hoje. Nós não suportamos mais. Chega o final de semana que você não sabe o que vai comprar para os seus filhos. Minhas lágrimas falam pelas palavras. Tenho medo até de chegar a páscoa e não poder dar um ovo de chocolate para os meus filhos”, desabafou