Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Prefeitura De Jaciara Realiza Maior Programa Habitacional Da Historia

GERAL: Prefeitura de Jaciara realiza maior programa habitacional da história

Publicado em: 09 de Julho de 2012
Texto: José Marques/Ascom

A atual administração está executando o maior programa habitacional da história do município.  Desde o início da gestão a Prefeitura de Jaciara já concluiu a entrega de 536 moradias. E mais 457 casas serão entregues até o final do ano.

Todo esse trabalho está rendendo uma média de 2,5 imóveis construídos por semana, ou seja, a expectativa de que até dezembro 993 famílias tenham a segurança e o alívio de possuir seus próprios lares.

Dessas habitações, 170 foram construídas no Residencial Zé Araçá, 326 através da doação de kits de material para construção, sendo esse um programa executado pela Secretaria de Gestão Social, e 40 edificadas através de recursos do Departamento de Água e Esgoto (DAE).

Dentre os projetos em execução estão as 435 moradias viabilizadas por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), 22 casas para idosos, implantação de 80 kits de acessibilidade em redidencias já edificadas, incluindo a reforma de mais 150.

A satisfação, por parte de muitos contemplados com o novo lar, é claramente estampada. A produtora rural, Maria Helena Gomes, contou um pouco de sua história e relatou o sofrimento de quem antes não tinha um lar próprio. “Estou muito feliz porque eu morava numa casinha de lona no funda da casa da minha irmã e agora agradeço a Deus por ter preparado essa casa pra mim, e o DAE também, que doou o material”, comentou.

Maria José Ferreira é dona de casa e também enfrentava muitas dificuldades por não ter uma casa própria. Hoje ela encara uma nova realidade. “Hoje a minha casa pra mim é um palácio, porque eu vivia de favor, sofria muito na casa dos outros, mas hoje eu tenho que agradecer a Deus e a todos que me deram força pra eu ter minha casa”, disse.

Se o assunto é regularização fundiária, a gestão municipal é atuante. Desde quando a atual administração assumiu o poder, diversos processos de escrituras, sendo um deles , que estava parado há 35 anos, estão em andamento. O prefeito Max Russi assegura que esse é maior projeto de regularização fundiária já realizado no município, onde já foram regularizados 911 imóveis. De acordo com a Assessoria Jurídica do município, mais 3335 estão em trâmite.

José Nildo Dourado representou o pai, Gregório Marques Dourado, em uma das entregas de títulos. Para ele, o recebimento desse documento é uma verdadeira vitória. “Meu pai achava que ia morrer e não conseguiria receber esse título. Desde 1971 ele aguardava o final desse inventário”, afirmou.