Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Prefeitura E Suas Parcerias Trazem Mais Qualificacao Para O Municipio

GERAL: Prefeitura e suas parcerias trazem mais qualificação para o município

Publicado em: 13 de Abril de 2012
Texto: Aline Bassanesi/Ascom

Na noite desta quinta-feira, o anfiteatro Celcita Pinheiro foi palco da aula inaugural do curso de operador de máquinas agrícolas. O curso faz parte do Projeto Parceria Rural Agricultura que atende apenas 10 municípios do Estado, uma iniciativa da Prefeitura de Jaciara, empresas privadas e Governo do Estado. O curso é totalmente gratuito, o que gera uma economia de aproximadamente três mil reais se os alunos fossem arcar com os gastos.

No curso, os 120 alunos terão 15 dias com aulas teóricas e práticas sobre o manuseio, armazenamento e a manutenção de equipamentos, como colheitadeira de grãos e o trator agrícola. Ao final do curso, os 30 melhores alunos ganharam um módulo especial sobre o uso do GPS na produção agrícola. As aulas teóricas serão ministradas na sede do Sindicato Rural e as práticas irão acontecer no pátio do Grupo Martelli.

De acordo com Maria Antônia de Castro Borges, coordenadora do curso, essa iniciativa além de gerar uma profissionalização aos alunos também divulga o trabalho do Estado. “Com a qualificação as empresas podem contratar bons profissionais e ajudar o governo, já que hoje o Estado de Mato Grosso gera 36 milhões de grãos. As empresas precisam de qualificação, assim o governo monta o projeto que qualifica e oportuna a mão de obra”, explica Maria Antônia.

Ela também ressaltou a evolução dos alunos que muitas vezes chegam no curso como vendedores de picolés e saem empregados e com uma boa profissionalização. “É através de cursos como esses que qualificamos pessoas que tem vontade e não tem oportunidade”, finaliza a coordenadora.

O vereador Ademir Gaspar de Lima, que esteve no evento representando o prefeito Max Russi, se mostrou muito contente com a conquista de mais uma busca que já vinha sendo feita a um tempo atrás. “Hoje o município se destaca na qualificação. Esse curso é muito importante porque apenas 10 municípios foram contemplados e Jaciara está entre eles. Fico contente de saber que juntamente com a Kátia, coordenadora do Sine e com o prefeito Max, fomos atrás e hoje conseguimos esse feito. Isso agrega a população ao mercado de trabalho e abre as portas para as empresas receberem profissionais qualificados.” Destaca Ademir.

Serão 120 pessoas que ao final do curso saem com uma profissionalização e com garantias no mercado de trabalho. E engana-se quem pensou que entre esses 120 alunos todos são homens, as mulheres também se destacam nessa área e hoje mais do que nunca buscam a profissionalização. É o caso da aluna Eunice Vieira Barbosa. A dona de casa que mora em Juscimeira procurou o curso porque sempre foi criada em fazenda e sempre teve vontade de trabalhar com maquinas. “Sempre gostei de maquinas, tratores, mas nunca tive a oportunidade de me profissionalizar, talvez pelo fato de ser mulher e ainda existir um certo preconceito nisso. Hoje com esse curso as coisas vão melhorar e pretendo sair daqui e buscar uma vaga no mercado de trabalho”, comenta Eunice.

O curso envolve não apenas os jaciarenses, mas também a região toda do Vale do São Lourenço, oportunizando mais ainda a profissionalização. “Esse trabalho da prefeitura é ótimo, ainda mais porque dá oportunidade até para quem não mora em Jaciara, como é meu caso”, finaliza Eunice.