Prefeitura Municipal de Jaciara Samu completou 3 anos de atendimento - Prefeitura Municipal de Jaciara

Samu completou 3 anos de atendimento

Jaciara, 11 de julho de 2011

No último dia 5 de julho o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) completou 3 anos de implantação em Jaciara. Segundo o coordenador do órgão, Edinaldo Fernando de Souza, a equipe é formada cinco técnicos de enfermagem e um enfermeiro. Já a infraestrutura móvel dispõe de duas ambulâncias, ambas possuindo todos o equipamentos básicos de uma Unidade de Terapia Intensiva a (UTI).

Sendo o terceiro a ser implantado no Estado de Mato Grosso, os dados apontam que no período dos três anos de implantação, o Samu já realizou 2.721 atendimentos. “O atendimento é feito no local da ocorrência onde há uma estabilização. Isso gera um aumento na chance de vida das vítimas”, assegurou Edinaldo Fernando, coordenador da equipe.

Ainda de acordo com o coordenador do Samu, o funcionamento do órgão, que tem sua base localizada no mesmo prédio do Batalhão do Corpo de Bombeiros, possibilita um trabalho de parceria fundamental para os atendimentos. “Trabalhar em parceria com os bombeiros é essencial, isso permite um pronto atendimento de excelência e qualidade”, garantiu.

Um dado importante, também lembrado por Ednaldo, é em questão da taxa de vida que, segundo o percentual do Ministério da Saúde, é de 80% com a realização dos atendimentos.

Publicado em 11/07/2011

Fonte: José Marques/Ascom