Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Novo Modelo De Gestao Em Saude Anima Municipio

SAÚDE: Novo modelo de gestão em saúde anima município

Publicado em: 04 de Maio de 2011
Texto: José Marques/Ascom

A proposta do novo modelo de gestão da Pasta da Saúde do Estado, na assistência médico-hospitalar aos municípios do Vale do São Lourenço, foi vista com bons olhos pelo Executivo Municipal e demais prefeituras da região. A sugestão foi apresentada pelo secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry, em uma reunião realizada na Câmara Municipal de Vereadores na última sexta-feira (29). O próximo passo será a junção da demanda dos municípios para a liberação de recursos.

De acordo com Henry, a nova proposta é promover e aumentar o quantitativo através da parceria, com o condicionamento da meta para a liberação de recursos, otimizando assim as ações e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele explicou que a idéia principal é uma pactuação nos serviços médicos. “Vamos fazer a estrutura “girar”, produzindo quantitativamente e qualitativamente”, assegurou.

O prefeito Max Russi está otimista quanto ao novo modelo de trabalho. “O Estado está de parabéns por essa iniciativa”, disse.

Ele destacou ainda que Jaciara vive um bom momento na Saúde e lembrou os diversos serviços oferecidos no HM, nas oito Unidades de Saúde Familiar e no Centro de Especialidades. Outro fator é o aumento do número de exames, que alcançaram cinco mil nos últimos meses, dentre outras metas superadas.

Hospital Municipal – Durante a manha do último sábado (30), o prefeito de Jaciara Max Russi recebeu o secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry, no Hospital Municipal de Jaciara. No local foi feita uma visita em todos os setores, incluindo o Centro de Especialidades, que fica anexo ao H.M.

Em entrevista concedida, Henry reforçou a idéia de um atendimento coletivo. “O Estado quer ser parceiro”, destacou.

Ele acrescentou que será buscado um modelo de gestão adequado e efetivo, priorizando principalmente o atendimento a família. “O Estado vai ajudar com uma tabela a mais com que for produzido”, explicou.

É importante lembrar que o HM de Jaciara não atende apenas pacientes do município, mas de todo o Vale do São Lourenço.