Prefeitura Municipal de Jaciara Evento marca dia de combate a tuberculose - Prefeitura Municipal de Jaciara

Evento marca dia de combate a tuberculose

Jaciara, 24 de março de 2011

Várias orientações, dentre diagnósticos, tratamentos e modos de prevenção da Tuberculose, foram apresentadas aos profissionais da saúde de Jaciara.  O evento, que marcou o dia mundial de combate a doença, ocorreu durante a manhã desta quinta – feira (24) no Anfiteatro Municipal Celcita Pinheiro.

O acontecimento faz parte do cronograma de ações de Secretaria Municipal de Saúde, no intuito de  sensibilizar sobre a gravidade da doença que atinge 25 mil pessoas em todo o mundo diariamente.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Mari Rose de Oliveira, a campanha se estenderá no decorrer do ano com a distribuição de panfletos, cartazes e orientações. “Faremos uma busca ativa de sintomáticos respiratórios”, explicou.

Diversos setores, assim como o de Vigilância Epidemiológica o Núcleo de Apoio a Saúde da Família, participaram do evento, que reuniu representantes dos Postos de Saúde Familiar (PSFs), agentes comunitários de saúde do município, dentre outros profissionais.

Rose informou que no ano passado foram registrados 10 casos da Tuberculose em Jaciara. Já esse ano, entre o período de janeiro a presente data, foram 3 registros. A coordenadora disse ainda que, segundo os cálculos, o índice de incidência no município é de 37,03%.

Publicado em 24/03/2011

Fonte: José Marques/Ascom