Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Samu De Jaciara Recebe Selo De Qualidade E Recurso Bonus Do Ministerio Da Saude

RECONHECIMENTO: Samu de Jaciara recebe selo de qualidade e recurso bônus do Ministério da Saúde

A unidade está entre as três cidades de Mato Grosso que receberam a certificação do Governo Federal.

Publicado em: 03 de Maio de 2023
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Joelma Pontes e Amanda Cardoso

A prefeita Andréia Wagner (PSB) e vereadores do município de Jaciara participaram de um ato no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nesta quarta-feira (03.05), para anunciar o Selo de Qualidade, emitido pelo Ministério da Saúde (MS), que avaliou o exercício de suas atribuições.

Com isso, o programa do Governo Federal, que realiza o serviço em Jaciara,  receberá custeio mensal de bonificação da qualificação no valor de R$ 11.432,20 (onze mil, quatrocentos e trinta e dois reais e vinte centavos), por um período de 2 anos, podendo ser estendido por mais 2, se atender às exigências do MS.

“O Samu  é referência no estado. Em Jaciara, o serviço móvel  sob o comando  Edinaldo, profissional experiente, faz um trabalho excelente. Toda a parceria, com ajuda da Prefeitura,  é possível  oferecer um atendimento de qualidade. Prova disso,  é a recentemente, doação pelo Ministério da Saúde, de uma nova viatura totalmente equipada para o atendimento das vítimas.  Então, mais um orgulho dizer que o SAMU e toda equipe,  está altamente preparado para  oferecer o melhor serviço ao cidadão jaciarense”, disse a prefeita Andréia.

O Selo está regulamentado pela Portaria GM/MS nº 236/2023, que renova a qualificação da Central das Regularização das Urgências (CRU) e Unidades Móveis destinadas ao Samu e mantém  os recursos do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo  de Atenção  Especializada, incorporadas  ao limite  financeiro de Média  e Alta Complexidade (MAC), do estado de MT e municípios.

“No estado de Mato Grosso, apenas os municípios de Jaciara, Campo Verde e Primavera do Leste receberam o selo de qualidade pelo Ministério da Saúde.  Para nós significa muito.  Isso é fruto de um trabalho em equipe. Motivo de orgulho e  satisfação.  São mais de 12 mil atendimentos  em 14 anos de fundação na cidade. Contudo, é reconhecimento de tudo que a gente faz”,  explicou o coordenador do Samu de Jaciara, Edinaldo  Fernando de Souza,  sobre a  iniciativa do MS.

Segundo o coordenador, nem todos os municípios conseguem alcançar os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, tanto que isso torna-se uma vitória para  a equipe de trabalho do Samu e à população jaciarense.

“Diariamente nós trabalhamos em três: são dois socorristas  e  um condutor, também capacitado à função de salvar.   A nossa  escala é vinte e quatro horas,  cada plantão, Pois  iniciamos  às oito da manhã e entrega o plantão às oito da manhã. Lembrando que,  na passagem de plantão,  a viatura tem que estar devidamente limpa.  Sem contar que o alojamento,  o escritório  tem que ser feito um checklist da viatura.  Conferir água, óleo, luz de iluminação.  Todo o nosso material de trabalho, se estiver com pendências, tem que ser resolvido para  não passar o plantão para o colega,  de forma descompensada”, completou.

Nesses dois anos de vigência do repasse do aporte financeiro, Edinaldo explica que é necessário encaminhar diversos relatórios e registros fotográficos ao Ministério da Saúde, a fim de manter o recurso e até mesmo renová-lo.

Histórico – O Samu de Jaciara foi a quarta unidade a ser implantada no estado (2008), na lista com a Capital (Cuiabá), Várzea Grande e Rondonópolis, cidades que compõem os 141 municípios mato-grossenses.

Veja mais fotos aqui.