Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Saude Realiza Mais De 100 Cirurgias No 1 Trimestre Em Jaciara

A ESPERA ACABOU: Saúde realiza mais de 100 cirurgias no 1º trimestre em Jaciara

Nos dias 01 e 02 de abril, o hospital municipal realizou mutirão de cirurgias vasculares com a médica especialista, Luciana Horta.



Publicado em: 05 de Abril de 2023
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Amanda Cardoso

Com o objetivo de reduzir fila de espera de cirurgias eletivas agendado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Municipal Iracy Degaspery promoveu um mutirão no último fim de semana, dias 1 e 2 de abril, o qual realizou 13 procedimentos cirúrgicos em pacientes que aguardavam por cirurgias vasculares.   

A iniciativa faz parte do programa A Espera Acabou, de iniciativa da Prefeitura de Jaciara, com intuito de zerar a demanda reprimida no município.

“Esta ação visa trazer qualidade de vida para população que busca o atendimento no hospital. A administração municipal tem investido neste ambiente hospitalar para melhorar e garantir o atendimento humanizado”, disse o secretário municipal de Saúde, Robson Casanova, ao destacar que uma cirurgia vascular, por exemplo, para quem procura na rede particular pode custar em torno de 8 a 12  mil reais. 

A diretora administrativa do Hospital Municipal, Renata Vasconcelos, falou do avanço dos equipamentos no local, que contribuíram para o programa A Espera Acabou.

“O Hospital Municipal está todo equipado, com salas cirúrgicas prontas.  Todas adequadas com foco cirúrgico novo, mesa cirúrgica, com anestésico, além de ter uma equipe bem preparada pra melhor atender o público. De uma maneira humanizada, seguimos todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). E, conforme a prefeita Andréia tem defendido, queremos acabar com a fila, sendo o nosso objetivo”, salientou a diretora.

Uma das pacientes que aguardava há 16 anos a uma cirurgia vascular na perna direita, Edileuza Moraes, 51 anos, moradora do Jardim Esmeralda, disse:

“Não vejo a hora. Há  16 anos que aguardo para operar.  Eu tinha  problema de pressão, mas aí melhorou a situação e  hoje estou aqui.   Porque sinto  muitas dores nas pernas. Isso incomoda muito! Não posso ficar muito tempo em pé. É um problema muito sério”, contou a paciente, que já havia feito a primeira cirurgia  há  4 meses em Rondonópolis.

Ainda contemplado com o programa, há 10 meses, o motorista aposentado Getúlio Pereira Borges, 74 anos, morador do bairro Nova Jaciara, que operou  as mãos, elogiou o trabalho da Saúde.

“Eu tinha um problema grave nas mãos, estava perdendo o movimento. Precisei da cirurgia, passei por todos os trâmites e graças a Deus fui operado. Pra mim a espera acabou mesmo. Um alívio em poder movimentar minha mão de novo”, destacou.

“O hospital tem estrutura e a gente vem e faz o trabalho. É gratificante porque os pacientes reconhecem tudo isso. Vale lembrar que, o esforço da Prefeitura, o esforço do pessoal do hospital. Algumas são cirurgias de varizes, são cirurgias com risco menor”, explicou a médica e especialista em cirurgia vascular, Luciana Abreu Horta.

No primeiro trimestre, a Secretaria de Saúde de Jaciara realizou 104 procedimentos cirúrgicos, deste total 27 são oftalmológicas a pacientes identificados com catarata.

 

 

 


Últimas Notícias