Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Debate Sobre SUS Na 9 Conferencia Municipal De Saude

AMANHÃ VAI SER OUTRO DIA: Jaciara debate sobre SUS na 9ª Conferência Municipal de Saúde

Publicado em: 27 de Março de 2023
Texto: Everaldo Galdino / Ascom-Jaciara
Foto: Amanda Cardoso - Ascom Jaciara

Com o tema intitulado “Garantir direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia”, a Prefeitura de Jaciara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a 9ª Conferência Municipal de Saúde, no auditório da Faculdade Eduvale.

O evento, organizado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) na última quinta-feira (23.03), trouxe a discussão de 4 eixos temáticos, que foram apresentados  para cerca de  200 inscritos,  entre  eles, convidados, representantes da sociedade civil, servidores públicos da Saúde, autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. São eles:

I.              O Brasil que temos. O Brasil que queremos;

II.            O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;

III.           Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;

IV.          Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

“Foi mais uma edição que promovemos no município, específico para esse primeiro momento de discussão com a sociedade civil e servidores públicos da Saúde, sobre os assuntos pertinentes ao setor, a fim de possibilitar a participação popular. Então, a conferência permitiu abordar esses quatro eixos temáticos, para levarmos as propostas deliberadas à conferência estadual e nacional, que vão ocorrer brevemente”, disse o presidente do CMS, Eurípedes Rodrigues Borges, durante a  abertura da conferência.

“Nós ficamos com a parte da organização... Isso é para garantir os direitos. Também, discutimos a inserção do sistema e unificação do Sistema Único de Saúde, além de fortalecer a campanha e as unidades de saúde”, salientou a secretária geral do CMS

“É importante discutir e formular as propostas referentes aos 4 eixos trazidos neste evento. As  diretrizes que serão  encaminhadas às conferências  do governo estadual e federal. Então, trataram de trazer melhorias para saúde pública, não só para Jaciara, mas para todo o Brasil”, salientou o secretário municipal de Saúde, Robson Casanova.

“Esta conferência tratou de oferecer o melhor para nosso cidadão. É importante agradecer o trabalho de cada servidor e dos profissionais envolvidos neste debate.  Conseguimos avançar muito na Saúde, principalmente, na questão do Hospital Municipal, ampliamos e reformamos a estrutura, a fim de melhorar o atendimento. Como o secretário Robson falou, tivemos vários investimentos externos. E aí às vezes até as pessoas não entendem que quando o recurso  vem para uma obra, ele vem pra uma pasta e vem para uma finalidade, e tem que ser”, disse a prefeita Andréia.

Segundo Andréia, é necessário aplicar recurso naquilo que foi destinado, porque se o município não cumprir essa meta, pode responder por improbidade administrativa. Na ocasião, ela ainda informou aos conferentes que a arrecadação do município quanto aos impostos, desde o ano passado, tiveram baixas.

“Mas a gente conseguiu zerar tanta fila reprimida, exames, cirurgias feitas aqui no município. Como as consultas oftalmológicas e outras graças ao consórcio municipal que contribuiu na compra dos serviços, juntamente com outros municípios vizinhos do Vale do São Lourenço. Apesar de que o SUS é um sistema bom,  falta investimento. Alguns  países desenvolvidos não tem como o nosso país… Então, pela saúde de todos,  precisamos debater em conferências e aproveitar o momento, para  termos mais força e melhorar o  sistema de saúde”,  finalizou a prefeita.

Segundo a organização, 30 propostas que foram aprovadas referentes aos eixos temáticos no evento, serão encaminhadas à 17ª Conferência Estadual de Saúde, que ocorrerá em Cuiabá.

Veja mais fotos aqui