Você está em: Início / Imprensa / Notícias / 44 Mil Atendimentos Foram Realizados No Hospital Municipal

BALANÇO: 44 mil atendimentos foram realizados no Hospital Municipal

Vale destacar que, de janeiro a fevereiro de 2023 (bimestral), foram registradas 6.272 atendimentos ambulatoriais, ou seja, 106 pessoas receberam atendimentos diários no HM.

Publicado em: 20 de Março de 2023
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Amanda Cardoso

Com o objetivo de prestar contas sobre serviços voltados à população, a Prefeitura de Jaciara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou na sexta-feira (17.03), o balanço de  atendimentos ambulatoriais e hospitalares que totalizou em 44.469  registros em 2022, cerca de 122 atendimentos diários, no âmbito do Hospital Municipal Iracy Degaspery, localizado no Centro da cidade.

O levantamento foi anunciado pelo secretário municipal de Saúde, Robson Casanova, que concedeu entrevista à imprensa local.

“Graças ao trabalho desenvolvido pela equipe de servidores do hospital e também dos investimentos obtidos pela administração, foram realizadas 42.673 fichas de atendimento ambulatorial e 1.796 internações”, destacou o secretário municipal.

Cirurgias no Hospital – Destas internações, conforme Casanova, foram realizadas 718 cirurgias, sendo 284 cirurgias eletivas. São elas:

Colecistectomia (trata de uma intervenção cirúrgica que tem como objetivo remover a vesícula biliar;  Curetagem semiótica ou sem dilatação do colo de útero);

Hemorroidectomia  (cirurgia para tratamento das hemorróidas);

Hernioplastia (dado ao procedimento cirúrgico usado para o tratamento da hérnia na parede abdominal);

Laparotomia exploradora (manobra cirúrgica que envolve uma incisão através da parede abdominal para aceder à cavidade abdominal);

Vasectomia (procedimento cirúrgico que impede o homem de ter filhos. A cirurgia interrompe a circulação dos espermatozóides produzidos pelos testículos e conduzidos para os canais que desembocam na uretra, impedindo a gravidez);

Postectomia (é uma técnica cirúrgica que consiste na remoção do prepúcio (excesso de pele que recobre o pênis), a fim de melhorar sua higiene íntima e o desempenho sexual);

Histerectomia (remoção de parte ou da totalidade do útero, por via abdominal ou vaginal);

laqueadura tubária  (também conhecida como ligadura tubária ou de trompas, a laqueadura é um procedimento voluntário de esterilização definitiva da mulher).

Ooforectomia/ooforoplastia (ablação de um ou dos dois ovários);

Colpoperineoplastia (é um dos tratamentos cirúrgicos muito utilizado para correção de defeitos sintomáticos que aparecem na parede posterior da vagina, e defeitos do corpo perineal anterior e posterior) e 179 cirurgias de parto cesariano, 139 registros e mais 40 com laqueadura tubária.

Segundo o gestor, entre as cirurgias eletivas anunciadas, a colecistectomia (72) e a hernioplastia (64). Nesse período, também, o hospital obteve cirurgias de urgência, como a obstétrica (186) e ortopédica (25).

Balanço bimestral 2023 - Outro balanço divulgado pelo secretário, foi referente ao período de janeiro a fevereiro de 2023 (bimestral),  quando foram registradas  6.272 atendimentos ambulatoriais, ou seja, 106 pessoas receberam atendimentos diários.  Além disso, foram identificadas que 214 pessoas foram internadas na unidade hospitalar no mesmo período.

“Destas internações tiveram um total de 37 cirurgias, sendo 15 do tipo eletivas (hernioplastia, histerectomia, laqueadura tubária, tenomiorrafia, vasectomia, colecistectomia e 21 cirurgias de parto cesariano, sendo que houve 13 registros,  e mais 8 com laqueadura tubária”, finalizou.