Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Mais De Mil Exames Foram Realizados Em Jaciara

SESC-MT/SAÚDE MULHER: Mais de mil exames foram realizados em Jaciara

A unidade Móvel Sesc Saúde Mulher disponibilizará os atendimentos agendados à população até 7 de maio, no pátio do Centro de Eventos de Jaciara.

Publicado em: 03 de Março de 2023
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Ascom

Em 22 dias, que incluiu o sábado (18.02) e a terça-feira (21.02) de carnaval, mais de mil exames entre mamografia e papanicolau foram realizados no Centro de Eventos Jovelina Maria de Almeida, situado no Planalto. Trata-se da unidade móvel Sesc Saúde Mulher, projeto desenvolvido pelo Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio de Mato Grosso (Sesc-MT), em parceria com a Prefeitura de Jaciara, por meio da Secretaria  Municipal de Saúde.

No total, foram 1.213 (mil e duzentos e treze) atendimentos, sendo: 657 (seiscentos e cinqüenta e sete) mamografias e 556 (quinhentos e cinqüenta e seis) de  exames de papanicolau.

O serviço oferecido ao público feminino iniciou no dia 7 de fevereiro e vai até 7 maio deste ano.

A prefeita Andréia Wagner (PSB) esteve no local, onde viu de perto o serviço gratuito oferecido pela instituição.

“Foram atendidas cerca de 80 pessoas por dia. É uma satisfação ver nossa mulheres participando desta iniciativa, que tem a parceria do Sesc-MT, do Sistema Fecomércio, com a Prefeitura.  Contudo, é importante mobilizar as mulheres da nossa cidade para que  façam os exames  preventivos, considerando que o câncer de mama, é uma das doenças que mais mata no Brasil”, disse a gestora municipal.

“Fui bem recebida nesse projeto e consegui fazer os dois exames. E, aproveito para convidar a mulherada do Vale do São Lourenço para realizarem os exames e se prevenirem contra o câncer”, comentou a paciente Angelina Souza.

O exame de mamografia é direcionado a mulheres entre os 40 e 69 anos. Enquanto o papanicolau é indicado para todas as mulheres com vida sexual ativa.

Lembrando que, os atendimentos na unidade móvel, instalada no local, funcionarão de segunda a sexta-feira, das 7h30h às 11h, e das 13h às 17h. Também, alguns sábados poderão ser estendidos o expediente à população, conforme demanda.

Além de Jaciara, serão atendidas pacientes das cidades de Dom Aquino, Juscimeira, Tesouro e São Pedro da Cipa, que pertencem à região do Vale do São Lourenço.

Veja mais fotos aqui.