Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Comeca A 2 Campanha De Vacinacao Contra A Covid 19

VACINA PFIZER BIVALENTE: Jaciara começa a 2ª Campanha de Vacinação contra a Covid-19

O atendimento para a vacinação contra o coronavírus pode ser feito nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS)s: UBS 2, situada no bairro Santo Antônio 2; e na UBS 8, que fica no Centro.



Publicado em: 27 de Fevereiro de 2023
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Mnistério da Saúde

A secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Imunização de Jaciara, iniciará nesta quarta-feira (01.03), a 2ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Covid-19/2023, que dará o reforço com as doses  da vacina Pfizer bivalente.  

 “Essa será a segunda campanha de vacinação. A primeira aconteceu em 2021, quando disponibilizamos a vacina do tipo monovalente. Agora,  temos  mais um reforço, em relação ao cronograma  inicial.   Então,  a vacina bivalente vai proteger a população contra o vírus inicial da Covid  e as sub variantes. Pois a fabricante Pfizer fez um estudo e a Agência  Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a vacina para que  reforcemos  a campanha para este momento.  Em razão dos preparativos logísticos, iniciaremos a imunização no município,  a partir de quarta-feira (01.03)”, explicou a  coordenadora de Imunização de Jaciara, Francielly Carnaúba, que falou sobre o atendimento à população. 

Segunda a coordenadora, as doses serão aplicadas, primeiramente, às pessoas de grupos prioritários, que são aquelas que se situam em grupo de maior risco e que desenvolvem forma grave da doença.

A campanha vai priorizar a imunização para os seguintes grupos em cinco etapas.

1ª fase

Idosos maiores de 70 anos; pessoas vivendo em instituições de longa permanência e profissionais que trabalham nestes locais (maiores de 12 anos); *pacientes imunocomprometidos  maiores de 12 anos;  povos indígenas maiores de 12 anos (residentes na aldeia ou cidade).

2ª fase

Idosos com 60 anos e  mais.

3ª fase

Gestantes e puérperas maiores de 12 anos (até 42 dias pós  parto).

4ª fase

Trabalhadores do setor de saúde (que atuam em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão, ou seja, que trabalham em estabelecimentos de serviços essenciais, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas do setor, laboratórios, drogarias e outros locais.

5ª fase

Pessoas com deficiência permanente maiores de 12 anos.

*Definição de pacientes imunocomprometidos ou em condição de imunossupressão:

Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV (PVHIV); pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticóides em doses ≥ 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥ 14 dias. Crianças doses de prednisona, ou equivalente, ≥ 2mg/kg/dia por mais de 14 dias até 10kg;

Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão;

Pessoas com erros inatos de imunidade (imunodeficiências primárias);

Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise;

Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses;

Pessoas com neoplasias hematológicas.

Atendimento - O atendimento para a vacinação contra o coronavírus pode ser feito nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS)s: UBS 2, situada no bairro  Santo Antônio 2; e na UBS 8, que fica no Centro.  O expediente funciona de segunda a sexta-feira em horário comercial, de acordo com o cronograma semanal postado nas redes sociais do município. 

Boletim Epidemiológico – De acordo com o Boletim Epidemiológico da Covid, divulgado nesta segunda-feira (27.02), em Jaciara, há  2 casos ativos, mas nenhuma pessoa está hospitalizada ou em estado grave. Desde que iniciou a pandemia em 2020, o município obteve 5.540 registros de casos confirmados e 5.514 pessoas foram recuperadas da doença. O total de óbitos foi de 124.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Últimas Notícias