Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Sesc MT Ofertara Exames Gratuitos De Mamografia E Papanicolau

SAÚDE DA MULHER: Sesc-MT ofertará exames gratuitos de mamografia e papanicolau

Lançamento do serviço será realizado no dia 6 de fevereiro, no Centro de Eventos Jovelina Maria de Almeida com diversas atrações artísticas

Publicado em: 02 de Fevereiro de 2023
Texto: Assessoria Sesc-MT
Foto: Ascom Sesc-MT

O Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), firmou parceria com a Prefeitura Municipal de Jaciara, para levar a unidade móvel Sesc Saúde Mulher e ofertar exames gratuitos de mamografia e papanicolau para mulheres da cidade e região.  A cerimônia de lançamento do serviço ocorrerá na segunda-feira (6), às 17h, no Centro de Eventos Jovelina Maria de Almeida.

O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, ressalta que o projeto busca ampliar o acesso à saúde e promover a conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero, doença que deve afetar 13 a cada 100 mil mulheres em 2023, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

“Esse projeto do Sesc-MTrepresenta um apoio importante às ações da política pública de saúde. O objetivo é contribuir para que as mulheres mato-grossenses se previnam e, quando necessário, façam o tratamento precoce da doença”, afirma o presidente.

De acordo com ele, a parceria foi firmada durante reunião com a prefeita de Jaciara, Andréia Wagner, que foi à sede da Fecomércio-MT, em Cuiabá, acompanhada do deputado estadual, Max Russi. O encontro ocorreu no dia 19 de janeiro.

“É uma grande satisfação contar com essa parceria para atendimento das mulheres de Jaciara ede todo o Vale do São Lourenço, que precisam desse tipo de apoio. Saúde sempre será a nossa prioridade. E conseguir atender tantas mulheres de uma só vez e de graça faz toda a diferença”, destaca a prefeita.

O evento de lançamento contará com a participação do artista Gabriel Carmo, que fará apresentação de músicas de xote e baião. Além disso, o público também poderá participar de um aulão de zumba, recreação para as crianças, realizar exames de glicemia, aferir a pressão e aprender com a exposição educativa de mamas. O Senac-MT também estará presente e irá disponibilizar cortes de cabelo e design de sobrancelha. Haverá, ainda, uma feira com produtos locais.

Os atendimentos do Sesc Saúde Mulher, instalada no mesmo endereço do evento, serão realizados a partir do dia 7 de fevereiro. Além de Jaciara, serão atendidas pacientes das cidades de Dom Aquino, Juscimeira, Tesouro e São Pedro da Cipa, que pertencem à região do Vale do São Lourenço.

Estrutura e agendamento de exames

A unidade móvel do Sesc Saúde Mulher é equipada com mamógrafo digital e estrutura adequada para a realização da coleta do papanicolau. As pacientes receberão o  atendimento  no auditório do Centro de Eventos.

“O atendimento é humanizado e tem finalidade educativa, desde o início do acolhimento até a entrega do exame. O objetivo do projeto é proporcionar às mulheres informações e serviços necessários para manterem uma saúde plena”, diz o diretor regional do Sesc-MT, Carlos Rissato.

O exame de mamografia é direcionado a mulheres entre os 40 e 69 anos. Enquanto o papanicolau é indicado para todas as mulheres com vida sexual ativa.

O agendamento é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, neste circuito em Juscimeira, também será possível realizar o cadastro na unidade móvel. As mulheres recebem a indicação do dia e horário que devem comparecer para fazer os procedimentos médicos, munidas com documento de identificação com foto e exames anteriores, caso os possuam.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

*Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca)