Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Vence Como Melhor Representacao Do Programa Do MS

PREMIAÇÃO NACIONAL: Jaciara vence como melhor representação do programa do MS

Na cerimônia,Jaciara foi avaliada pelo Ministério da Saúde (MS), obtendo o melhor desempenho de trabalho.



Publicado em: 16 de Dezembro de 2022
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Divulgação / Reprodução

A Coordenadora Municipal de Atenção Básica de Saúde, Nathieli Domingos Baratto, representou o município de Jaciara na cerimônia de comemoração dos 15 anos do Programa Saúde na Escola (PSE), promovida pelo Ministério da Educação em Brasília (DF), realizado entre os dias 7 e 9 dezembro deste ano. 

Na cerimônia, Jaciara foi avaliada pelo Ministério da Saúde (MS), obtendo o melhor desempenho de trabalho em Mato Grosso,disputando com 5.422 municípios do país, que foram selecionados pelo programa do Governo Federal.

“O nosso município passou por varias seleções, dentre elas,  as inscrições iniciais das quais todas as unidades  de saúde foram classificadas.  Houve a segunda seleção que considerou a  necessidade de indicação pelo  Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual – GTIE/PSE do representante estadual para a participação e possível apresentação de boas práticas e a de se estabelecer critérios para essa seleção. 
Também, mostramos  um vídeo de  10 minutos com o relato detalhado da experiência da nossa  cidade e foi compartilhado com o Ministério da Saúde, que votou e nos contemplou em  primeiro lugar em Mato Grosso, explicou a  coordenadora.

Programa Saúde na Escola - O programa visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira.  O principal objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

“O programa é importante para articulação e integração entre escolas e Atenção Primária à Saúde, sendo principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).  O PSE, em parceria com o Ministério da Educação, beneficia mais de 23,4 milhões de estudantes em todo Brasil”, acrescentou a coordenadora

No ciclo 2021/2022, o PSE contou com a participação recorde de 5.422 municípios, o que corresponde a 97% dos municípios brasileiros, contemplando cerca de 97,3 mil escolas pactuadas. O crescimento das cidades também fortalece a articulação entre as Unidades Básicas Saúde (UBS), suas respectivas equipes de Atenção Primária e as escolas públicas da rede básica de ensino, potencializando estratégias de atenção à saúde dos estudantes.

No Programa Previne Brasil, o PSE representa uma ação estratégica com repasse de incentivos para a promoção da saúde escolar realizada pela APS em parceria com a escola e na Rede de Atenção à Saúde

Veja mais fotos aqui. 


Últimas Notícias