Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Recebe Orientacao Da SES MT E Alerta Populacao Contra A Covid 19

RECOMENDAÇÃO ESTADUAL: Jaciara recebe orientação da SES-MT e alerta população contra a Covid-19

Município registrou até o momento, 22 casos ativos da doença, mas nenhuma pessoa está hospitalizada ou em estado grave.



Publicado em: 14 de Dezembro de 2022
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Ascom

A Secretaria Municipal de Saúde vai reforçar a orientação à população jaciarense para o combate ao aumento da Covid-19 em torno de Mato Grosso.  A Saúde recebeu nesta semana, uma recomendação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE-MT), para o retorno do uso das máscaras para pessoas com sintomas gripais e crianças de 5 a 11 anos em ambientes fechados com aglomeração e espaços com ventilação prejudicada.

“Por enquanto não haverá nenhum decreto oficial sobre o assunto, mas a Saúde do município intensificará a recomendação do COE, de acordo com a SES-MT. Então, orientamos a população local para manter o distanciamento social, usar máscaras em ambientes fechados. Se o cidadão ou cidadã tiver  sintomas de gripe: usar a máscara, fazer o teste. Caso resultar positivo, ficar em casa até o término dos sintomas”, disse a enfermeira da Vigilância Epidemiológica e coordenadora do Centro de Especialidades Médicas (CEM), Tais Cângani.

Segundo a SES, os 141 municípios de Mato Grosso foram notificados quanto ao aumento dos casos de contágio da Covid-19 e ao atual cenário epidemiológico. Além de reforçar a importância das medidas de biossegurança, o documento ainda solicita os municípios  informações sobre as providências que serão adotadas para reduzir a transmissão do vírus em cada município.

Atualmente, o Estado registra a baixa cobertura vacinal de públicos elencados para a imunização e alta taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) destinadas ao tratamento da Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso.

“É imprescindível a atuação dos municípios no âmbito da oferta de leitos, da cobertura vacinal e da conscientização da população. A pandemia não acabou”, disse a secretária de Estado de Saúde, Kelluby de Oliveira, que destacou que a ação das cidades é fundamental para que o número de casos e internações não aumente no Estado.

Boletim Epidemiológico – De acordo com o Boletim Epidemiológico, divulgado na última terça-feira (13.12) em Jaciara, há 22 casos ativos, mas nenhuma pessoa está hospitalizada ou estado grave. Desde que iniciou a pandemia em 2020, o município obteve 5.403 registros de casos confirmados e 5.258 pessoas foram recuperadas da doença. O total de óbitos somou 123. Em comparação aos dados de casos ativos de terça-feira (13.12) da semana passada, teve 13 registros. (com informações da SES-MT)


Últimas Notícias