Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Disponibiliza 500 Exames De Mamografia A Populacao

CAMPANHA OUTUBRO: Jaciara disponibiliza 500 exames de mamografia à população

Ação zera fila para quem procura exame pelo SUS no município.



Publicado em: 27 de Outubro de 2022
Texto: Everaldo Galdino/Ascom
Foto: Everaldo Galdino

A  Prefeitura de Jaciara, por meio da Secretaria  Municipal de  Saúde,  durante o encerramento  da  Campanha Outubro Rosa 2022, voltada à prevenção contra o câncer de mama, que ocorreu na noite de quarta-feira (26.10), no Centro de Eventos Juvelina Maria de Almeida, onde disponibilizou 500 exames  de mamografia  à população da cidade. 

Com isso, contemplou  um dos objetivos do projeto A Espera Acabou, que é uma iniciativa  que propõe zerar filas de pacientes que buscam o atendimento médico pelo Sistema  Único de Saúde (SUS).

O evento da Saúde ainda teve na programação, uma palestra sobre o câncer de mama, que foi proferida pela médica e especialista em Ginecologia,Vera Lúcia Figueiredo Borges, que conscientizou o público sobre a prevenção da doença.  “Aproveitem a oportunidade para fazer o exame de mamografia e mostrar ao  médico. Vale lembrar que é muito importante, tanto para as  mulheres quanto para os homens.  Segundo  a Sociedade Brasileira de Mastologia, quando você  tem o diagnóstico precoce, há 95% de  chance de cura.  Pois o câncer de mama é o que mais mata mulheres no mundo”, destacou a médica. 

Segundo a especialista, só no Brasil, varia a porcentagem de mortes por regiões. A região  Sul e Sudeste são as regiões mais afetadas.  “É uma doença fácil de ser diagnosticada,  tem cura se  o/a paciente fizer o tratamento adequado”, completou.  

Durante a cerimônia  no espaço público  municipal, as autoridades de Jaciara e convidados presentes, como a prefeita Andréia Wagner (PSB), falaram sobre a importância  da campanha  e a necessidade  das  pessoas  realizarem o exame contra o câncer de mama. 

“Agradecemos a todos vocês que estão aqui, principalmente as mulheres,  pela participação  deste momento tão importante. A doutora Vera, nossa convidada, veio trazer um pouco do conhecimento e sua experiência pessoal, inclusive, para orientar a nossa população, sobre uma das doenças que mais mata no país. Pois é necessária a prevenção contra o câncer de mama”, disse a gestora municipal, que reforçou ao público  em fazer o exame, porque a administração vem investindo na Saúde, a fim de melhorar a qualidade de vida aos munícipes. 

“Conseguimos promover um evento tão importante de proteção. Aqui, estamos  disponibilizando 500 exames de mamografia. Com essa iniciativa, zeramos a fila  de espera. Assim, cada vez mais,  vamos agilizar o atendimento  às unidades de saúde”, salientou a Coordenadora Municipal de Atenção Básica de Saúde, Nathieli Domingos Baratto.

 A dona de casa, Rosa Maria, 65 anos, que vive no bairro Santo Antônio, disse que todos os anos realiza o exame de mamografia e comentou sobre a oportunidade de receber a orientação e fazer o novo teste médico.   

“Temos que nos prevenir. Porque se a gente não cuidar, caso venha dar positivo o resultado da doença no exame, teremos mais tempo para procurar ajuda. Graças a Deus, todo ano, eu  faço o exame. E sempre aviso meus familiares para fazer”,  frisou a moradora. 

Após a palestra, o público contou com a animação do palhaço Zabilim Plim Plim, interpretado pelo ator Ilson Oliveira, da Em Cena Escola de Artes de Cuiabá.


Últimas Notícias