Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Programa Espera Acabou Agiliza 14 Cirurgias Vasculares Da Fila Do SUS Em Jaciara

HOSPITAL MUNICIPAL : Programa Espera Acabou agiliza 14 cirurgias vasculares da fila do SUS em Jaciara

Foram atendidas somente pessoas cadastradas do Sistema Único de Saúde que aguardavam para exames, consultas e cirurgias.

Publicado em: 23 de Agosto de 2022
Texto: Everaldo Galdino/Ascom
Foto: Ascom

Quatorze (14) pacientes  cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS), pelo programa A Espera Acabou, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Jaciara, estão preparados  para realizarem  as cirurgias vasculares no Hospital Municipal Iracy Degaspery, situado no Centro da cidade.

No último sábado (20.08), a prefeita Andréia Wagner (PSB) visitou o Hospital Municipal, onde conversou com pacientes que aguardavam  à operação e foram contemplados pelo programa.

“ Essas  14  cirurgias vasculares fazem parte do Programa A Espera Acabou.  Já fazemos cirurgias normais, como  vasectonomia, vesícula, hérnia e outras.  Até o momento, a Saúde realizou cerca de  400 cirurgias  deste tipo.   Em breve, realizaremos outras, como a de otorrino e cataratas.  Contudo,  a fim de melhorar  o atendimento à população”, disse a gestora municipal.

O programa “A Espera Acabou “ teve início em 21 de abril deste ano e propõe zerar a demanda reprimida no município, além de prevê cerca de 6 mil procedimentos e consultas sejam realizados até o fim do ano.

Pacientes

“Estou muito feliz.  Porque  o atendimento foi rápido.  Agradeço a Deus e a Prefeitura por essa oportunidade”, comentou a paciente Judite Silva Ferreira, 66 anos, moradora do bairro Santa Rita, que esperou apenas um mês em ter o procedimento cirúrgico.

Outra paciente é a professora Solange Martins, 54 anos, que também aguardava a fila de espera do SUS.

“Eu tinha uma série de problemas de saúde. Há quase quatros anos  que esperava  por essa cirurgia... Mas  estou feliz e ansiosa em  fazer esse procedimento. Acredito que vai dar tudo certo”,  contou a profissional, que está internada na unidade hospitalar.

Dados - Segundo a Saúde, o programa A Espera Acabou realizou 419 procedimentos médicos, entre eles, laqueadura, colecistectonomia, cirurgia ortopédica, curetagem, vasectonomia, herniosplastia umbilical e outros.   Já outros procedimentos cirúrgicos da fila do SUS que não foram possíveis em Jaciara, a Saúde encaminhou o atendimento ao município de Rondonópolis,  obtendo 26 cirurgias oftalmológicas e 11 eletivas de riscos.

Contato - Mais informações sobre o programa da Secretaria Municipal de Saúde pode ser obtidas no telefone (66) 3461-1055.