Ouvidoria Municipal

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
60 servidores da Saúde concluem o curso de Primeiros Socorros promovido pelo Senar-MT

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural  de Mato Grosso (Senar-MT) realizou curso de Primeiros Socorros,  voltado para agentes comunitários de saúde e de endemias (ACS e ACE), no auditório do Sindicato Rural do município.

Ao todo, 60 servidores concluíram  a capacitação profissional.

“O objetivo do curso é contribuir com a manutenção da vida. Vamos capacitá-las para situações de emergências, como atendimento a traumas, obstrução de vias áreas por copo estranho, convulsões, e outras, que podem ser necessárias  para realização do atendimento a pacientes”, explicou a instrutora do Senar- MT, Keila Giani  Lima.

“Essa oficina oportuniza conhecimento básico de primeiros socorros ao trabalho desses agentes comunitários, que a maioria são mulheres.  Pois são elas que estão diretamente  visitando as casas de famílias  jaciarenses.   Se durante as visitas,  elas  necessitarem em socorrer alguém,  poderão  dar o atendimento necessário ao paciente, conforme o que foi ensinado na capacitação”, disse a Coordenadora Municipal de Atenção Básica de Saúde, Nathieli Domingos Baratto.

A agente comunitária de saúde, Ana Lúcia Ferreira Rocha, que atua há 12 anos  na Unidade de Saúde Familiar (USF) 7, também participou do curso e falou da importância. “Essa oficina  foi  muito boa prá nós!  Como  trabalhamos com famílias e visitando pacientes  em suas casas,  agora,  recebendo  mais  conhecimento,  poderemos  socorrer as pessoas que necessitar  da nossa assistência, além de prestar o primeiro  atendimento”,  disse a servidora da USF 7, que recentemente conclui, também, o curso de Técnico Comunitário de Saúde.

Veja  mais fotos aqui.

Publicado em 19/05/2022