Ouvidoria Municipal

SAÚDE MENTAL
Inscrições para 1ª turma de programa que desenvolve práticas de respiração e meditação estão abertas em Jaciara

A ficha de inscrição (online) pode ser preenchida no site da Prefeitura de Jaciara.

A Secretaria Municipal de Saúde abriu as inscrições ao Programa Atentamente, que promove saúde mental, melhorando na qualidade de vida em fatores como ansiedade, estresse, irritabilidade e nervosismo, além de práticas de respiração, meditação e mindfulness.

INSCRIÇÕES - As inscrições são gratuitas e vão até o dia 30 de abril e podem ser feitas no portal da Prefeitura de Jaciara.   Basta preencher a ficha de inscrição aqui.

As atividades serão realizadas na Praça JK, todas as segundas e quinta-feiras, às 18h30.

“O Programa Atentamente foi criado como estratégia de promoção de saúde mental, que propõe utilizar técnicas cognitivas comportamentais com práticas de respiração, meditação e mindfulness (atenção plena). É indicado às pessoas que buscam qualidade de vida e também para as quais sofrem de depressão, ansiedade, estresse, irritabilidade, insônia, esgotamento emocional”, explicou a psicóloga Paula Sonsin, da Academia de Saúde, do governo municipal,  que  conduzirá  o programa aos inscritos.

A primeira etapa do Programa,  contempla,  oito (8) sessões semanais com duração aproximada de 40 minutos.

“Este é um grupo de treinamento prático de técnicas de meditação, respiração e mindfulness, onde crianças a partir de 05 anos podem participar, bem como adultos e idosos”, completou.

SAÚDE NA ESCOLA- A Escola Estadual São Francisco já adotou o programa.  Lá, a previsão para iniciar  as atividades, será  no dia 2 de maio, segunda-feira, em dois horários: às 10h e às 16h, sendo uma  vez na semana, todas as quintas-feiras.

“Esta ação, vem contribuir par o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde, educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens”, finalizou a psicóloga.

Publicado em 28/04/2022

Fonte: Everaldo Galdino/Ascom